Campinas, 26 de Abril de 2024
CICLISTAS LEMBRAM MORTE NA JASMIM E PEDEM PAZ
24/07/2011
Aumentar fonte Diminuir fonte
Cerca de 30 ciclistas se reuniram no inicio da manhã de domingo, dia 24 de julho, para prestar uma homenagem póstuma ao servente de pedreiro Magnon Pacheco de Aguiar, no dia em que sua morte completou um ano. Pacheco voltava do trabalho em sua bicicleta quando se envolveu em um acidente fatal com um carro, na rua Jasmim, no bairro Chácaras Primavera. Para registrar a data e pedir paz e respeito no trânsito, os ciclistas instalaram uma bicicleta branca e depositaram flores na rua Jasmim, em frente ao número 241, próximo de onde ocorreu o acidente. A homenagem faz parte do movimento mundial Bike Ghost, realizado pela primeira vez em Campinas.

“A bicicleta está inserida no contexto do trânsito, mas somos mais vulneráveis fisicamente e por isso o maior (carro) deve proteger o menor (bike). O movimento pede mais respeito às leis de trânsito, velocidade menor e alerta os ciclistas para a necessidade de usar equipamentos de segurança. Enfim, queremos paz no trânsito, para que esse tipo de homenagem não seja freqüente” disse Eduardo Gomes, um dos organizadores do movimento e integrante do grupo Domingueiras Bike. Ele explica que o ato é uma forma de não deixar que a tragédia caia no anonimato: “é uma pequena e silenciosa ação pelos direitos dos ciclistas de terem seu caminho respeitado, de poderem fazer uma viagem segura e tranquila e é também um recado para os motoristas compartilharem as ruas".
Os ciclistas se reuniram na Lagoa do Taquaral às 7h30 e seguiram até o local do atropelamento que resultou na morte de Magnon Pacheco de Aguiar, de 23 anos. No dia 20 de julho de 2010, ele foi atingido por um veículo na rua Jasmim. Foi socorrido, mas não resistiu e morreu quatro dias depois. No local, o grupo instalou a bicicleta, fez um minuto de silêncio e encerrou com palmas, pouco depois da 8 horas. Depois, seguiram para um percurso até Barão Geraldo, cumprindo uma rotina domingueira de buscar trilhas e praticar o “pedal” com amigos.
Ghost Bike
O Ghost Bike é um movimento mundial em que uma bicicleta velha é pintada de branco por outros bikers e presa em algum objeto próximo ao local do acidente onde um ciclista foi atropelado e morto por um veículo motorizado. A primeira Ghost Bike foi criada em St. Louis, Missouri (EUA), em 2003. O movimento está presente em muitas cidades da Europa, na América do Sul, além de vários municípios brasileiros. Em São Paulo, já existem várias Ghost Bikes pela cidade, entre elas uma instalada na Avenida Paulista em homenagem à ciclista Marcia Prado, que morreu atropelada por um ônibus, fato que gerou “O Manifesto dos Invisíveis” sobre o desrespeito que os ciclistas sofrem diariamente na cidade. Veja mais informações em: http://domingueirasbikeblog.blogspot.com/

Protesto

O ciclista que se autodenomina "palhaço melancia" compareceu ao evento com nariz de palhaço e disse ser esta uma forma de nostrar sua indignação contra a classe política: "é uma crítica à corrupção, minha manifestação como cidadão, é como um grito de quem não tem voz", afirmou. 

  Última edição  
  Edição 188 - 18/03/2024 - Clique para ler  
© 2024 - Jornal Alto Taquaral - CG Propaganda