Campinas, 09 de Maio de 2025
AGAVE TEQUILANA
08/11/2022
Aumentar fonte Diminuir fonte

Prof. Gonçalo Pereira plantou muda igual no jardim do prédio






PRAÇA NO ALTO TAQUARAL GANHA MUDA DE AGAVE TEQUILANA (A DE PRODUÇÃO DE TEQUILA)

CEDIDA PELO RECEM INAUGURADO LGE/LABORATÓRIO DE GENÔMICA DA UNICAMP
  

O editor do Jornal Alto Taquaral, jornalista Gilberto Gonçalves, esteve na segunda-feira na inauguração do Laboratório de Genômica e bioenergia da Unicamp pela SBW do Brasil, de Holambra/SP. O responsável pelo novo laboratório é o professor Gonçalo Pereira que esta desenvolvendo o “Programa Brave que pretende usar a planta na regão do sertão brasileiro como alternativa econômica/social. Como todos os presentes ao evento, ele recebeu uma muda de Agave Tequilana para uso próprio. Na manhã da terça-feira ele plantou a muda na praça Eunice dos Santos Dini, no Jardim Colonial onde fica a rua que mora e onde já plantou mais de 40 mudas de plantas frutíferas.

Agave é um gênero de plantas suculentas da família Agavaceae, originárias sobretudo do México e em menor graus dos Estados Unidos, América Central e América do Sul. É composto por 183 espécies, uma delas Agave Tequilana, da onde se produz a tequila e é também conhecida como Agave Azul. No Brasil sua popularidade no campo é grande, por ser de origem vegetal, a agave tornou-se popular entre os veganos e aqueles que querem adotar uma boa qualidade de vida.O solo brasileiro é um dos melhores para a produção de agave. Somos um dos maiores exportadores de vegetais do mundo. Hoje exporta para mais de 150 países como China e Estados Unidos. No Brasil os estados maiores produtores são Paraíba e Bahia.

O pesquisador e professor da Unicamp Gonçalo Pereira vem estudando a possibilidade de levar o Agave para as regiões mais quentes do país desde 1997. “Diferentemente da cana, ela demora para explodir o seu crescimento, mas resiste às condições mais inóspitas, como aquelas do Sertão Brasileiro, onde temos terras abundantes e baratas, que precisam ser utilizadas (de forma sustentável) para a geração de empregos. Essas plantas, após cerca de 5 anos, chegam a pesar 270 kg e produzir ao redor de 880 t/ha."

  Última edição  
  Edição 192 - 18/05/2024 - Clique para ler  
© 2025 - Jornal Alto Taquaral - CG Propaganda