Prof. Gonçalo Pereira plantou muda igual no jardim do prédio
PRAÇA NO ALTO TAQUARAL GANHA MUDA DE AGAVE TEQUILANA (A DE PRODUÇÃO DE TEQUILA)
CEDIDA PELO RECEM INAUGURADO LGE/LABORATÓRIO DE GENÔMICA DA UNICAMP
O editor do Jornal Alto Taquaral, jornalista Gilberto Gonçalves, esteve na segunda-feira na inauguração do Laboratório de Genômica e bioenergia da Unicamp pela SBW do Brasil, de Holambra/SP. O responsável pelo novo laboratório é o professor Gonçalo Pereira que esta desenvolvendo o “Programa Brave que pretende usar a planta na regão do sertão brasileiro como alternativa econômica/social. Como todos os presentes ao evento, ele recebeu uma muda de Agave Tequilana para uso próprio. Na manhã da terça-feira ele plantou a muda na praça Eunice dos Santos Dini, no Jardim Colonial onde fica a rua que mora e onde já plantou mais de 40 mudas de plantas frutíferas.
Agave é um gênero de plantas suculentas da família Agavaceae, originárias sobretudo do México e em menor graus dos Estados Unidos, América Central e América do Sul. É composto por 183 espécies, uma delas Agave Tequilana, da onde se produz a tequila e é também conhecida como Agave Azul. No Brasil sua popularidade no campo é grande, por ser de origem vegetal, a agave tornou-se popular entre os veganos e aqueles que querem adotar uma boa qualidade de vida.O solo brasileiro é um dos melhores para a produção de agave. Somos um dos maiores exportadores de vegetais do mundo. Hoje exporta para mais de 150 países como China e Estados Unidos. No Brasil os estados maiores produtores são Paraíba e Bahia.
O pesquisador e professor da Unicamp Gonçalo Pereira vem estudando a possibilidade de levar o Agave para as regiões mais quentes do país desde 1997. “Diferentemente da cana, ela demora para explodir o seu crescimento, mas resiste às condições mais inóspitas, como aquelas do Sertão Brasileiro, onde temos terras abundantes e baratas, que precisam ser utilizadas (de forma sustentável) para a geração de empregos. Essas plantas, após cerca de 5 anos, chegam a pesar 270 kg e produzir ao redor de 880 t/ha."