Campinas, 26 de Abril de 2024
EXILIO POR AMEAÇAS
20/03/2021
Aumentar fonte Diminuir fonte
FUGINDO DAS AMEAÇAS PROFESSORA PEDE EXÍLIO

Pode ser uma imagem de 1 pessoa

Manifestação de apoio à professora Larissa Bombardi, do Departamento de Geografia da USP, divulgada ontem pela ABRASCO - Associação Brasileir9o de Saúde Coletiva em conjunto com outras instituções:
"s associações científicas e redes, abaixo assinadas, vêm a público manifestar solidariedade e preocupação com a situação da professora e pesquisadora Drª. Larissa Mies Bombardi diante de uma série de ameaças e ataques que vem sofrendo em decorrência das suas pesquisas.
Larissa Bombardi, geógrafa de formação, notabiliza-se como uma das mais importantes pesquisadoras sobre o tema dos agrotóxicos e seus impactos na sociedade e território. Suas pesquisas dialogam com várias áreas do conhecimento a respeito do processo de devastação ambiental causada pelo uso intensivo de agrotóxicos e tornaram-se referência nacional e internacional. Os resultados dos seus estudos contribuem para a compreensão de fenômenos que parecem pairar por todo o Brasil nas áreas de monoculturas e aplicações de pacotes tecnológicos do chamado setor agroalimentar e farmoquímico: intoxicação de trabalhadorxs, contaminação de alimentos, relação com aparecimento de câncer, alterações genéticas e nascimentos com malformação e envenenamentos dos solos e das águas, entre muitos outros.
No Brasil o mercado de agrotóxicos é bilionário e concentra interesses com enorme força política e econômica. Assim, pesquisas que demonstram os impactos devastadores dos agroquímicos passaram a ser combatidas de diferentes formas pelas empresas do setor, pelo agronegócio em geral e por representantes do Estado.
Muitos pesquisadores e pesquisadoras passaram a sofrer perseguições, ameaças, assédios, processos judiciais e campanhas de desmoralização devido ao resultado de suas pesquisas científicas – sendo que essa realidade não é exatamente recente, mas potencializada na atual conjuntura. Nos dias atuais, atacar a ciência passou a ser o modus operandi de muitas frações da sociedade, de determinadas empresas e do governo federal.
Larissa Mies Bombardi, cientista, mulher e mãe vêm sofrendo uma série de ameaças, principalmente depois da publicação do seu Atlas “Geografia do Uso de Agrotóxicos no Brasil e Conexões com a União Europeia”. Seu caso é um a mais entre tantos, contudo reveste-se de preocupação e convoca a solidariedade devido à importância social e imediata do seu trabalho científico. As ameaças e a pressão psicológica levaram-na a pensar em deixar o país.
É diante da gravidade desta situação que manifestamos nossa solidariedade e oferecemos o apoio de uma rede de proteção à Profa. Larissa Mies Bombardi.
18 de março de 2021"
O PORTAL CLICKNOTICIA E O JORNAL ALTO TAQUARAL ENDOSSAM A MANIFESTAÇÃO EM FAVOR DA PROFESSORA...
Associação Brasileira de Saúde Coletiva – Abrasco
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia – ANPEGE
Rede Irerê de Proteção à Ciência
 
What do you want to do ?
New mail
  Última edição  
  Edição 188 - 18/03/2024 - Clique para ler  
© 2024 - Jornal Alto Taquaral - CG Propaganda