Campinas, 25 de Abril de 2024
'DOCUMENTA PANTANAL'
14/08/2020
Aumentar fonte Diminuir fonte

Em meio a desastre natural, Pantanal ganha espaço na SP-Arte com obras de reconhecidos fotógrafos

O ‘Documenta Pantanal’ marcará presença na edição da SP-Arte Viewing Room – versão on-line do Festival Internacional de Arte de São Paulo –, que ocorrerá entre 24 e 30 de agosto, no site https://www.sp-arte.com/. A iniciativa será representada pelos fotógrafos Araquém Alcântara, João Farkas e Luciano Candisani, que disponibilizarão imagens de seu acervo que foram capturadas em solos pantaneiros.

O momento marca um importante para concientização sobre a preservação do bioma.

É possível baixar estas imagens no link a seguir: https://www.dropbox.com/sh/f0ftpbqcd4e15eo/AADSXjjy56l6ixcoLWQ_4V1oa?dl=0     

 

Três renomados fotógrafos brasileiros que fazem parte da iniciativa ‘Documenta Pantanal’ levarão imagens da região para a próxima edição da SP-Arte Viewing Room – versão on-line do Festival Internacional de Arte de São Paulo –, que ocorrerá entre 24 e 30 de agosto. Com vasto acervo produzido desta que é a maior área alagada do planeta em extensão contínua, Araquém Alcântara, João Farkas e Luciano Candisani terão seus trabalhos expostos na plataforma virtual da SP-Arte (https://www.sp-arte.com/), que disponibilizará visualização das imagens em um link especial da iniciativa a partir de sua data de estreia. As obras poderão ser admiradas e adquiridas por colecionadores de arte do mundo todo até o início do mês de dezembro. No total, cada um deles levará cinco fotografias para a plataforma. 

De acordo com a produtora Mônica Guimarães, organizadora do Documenta, a participação desses três profissionais contribui para ilustrar e exemplificar como a fotografia é importante na criação de um pensamento que estimule a preservação, ainda mais em período tão delicado para a região, que sofre com a maior das queimadas das últimas décadas. “O olhar sensível de cada um deles para as variadas facetas da região pantaneira expõe, além da exuberante natureza desse ecossistema, sua fragilidade e chama a atenção para a necessidade de sua urgente conservação”, diz. 

Sobre Documenta Pantanal 

Registrar, documentar e valorizar a cultura e a natureza pantaneiras por meio da promoção de atividades em prol da difusão do conhecimento e da preservação. A partir dessa proposta, a iniciativa ‘Documenta Pantanal’, após um ano de atuação, reafirma seu papel de contribuir para o desenvolvimento de ações multimídias (exposições, livros, vídeos e documentários, por exemplo) que, mais do que celebrarem a beleza e a biodiversidade desse ecossistema, pretendem chamar a atenção da sociedade para a urgência em conhecer e preservar este patrimônio da Humanidade. Ao apoiar pesquisas, compartilhar conhecimentos científicos e manifestações tradicionais da cultura do Pantanal, o Documenta busca contribuir para a adoção e a valorização de uma visão de desenvolvimento sustentável na agricultura, na pecuária e no turismo de qualidade. A iniciativa reúne estudiosos, empresários, artistas e produtores para, em conjunto, alertar a sociedade para as questões primordiais desse bioma. 

http://documentapantanal.com.br/

https://www.instagram.com/documentapantanal/

https://www.facebook.com/documentapantanal/ 

Participantes do ‘Documenta Pantanal’ 

Organização: João Farkas – Mônica Guimarães – Sandro Menezes Silva e Teresa Cristina Ralston Bracher

Acaia Pantanal – Associação Onçafari – Agrotools – Araquém Alcântara – Bichos de Pantanal – Cenap – ICMbio – Chef Paulo Machado – Editora Vento Leste – Embrapa Pantanal – Fazenda Barraco Alto – Aquidauana /MS – Fazenda Fazendinha – Aquidauana/MS – Fazenda Figueiral – Corumbá/MS – Fazenda Santa Tereza – Corumbá/MS – Fazenda São Camilo – Corumbá/MS – Fazenda São Francisco do Perigara – Barão de Melgaço/MT – Fazenda Vera Lúcia – Aquidauana/MS – Instituto Agwa – Instituto Arara Azul – Instituto Delta do Salobra – Instituto Homem Pantaneiro – Jorge Bodanzky – Lawrence Wahba – Lucia Barbosa Machado – Luciano Candisani – Márcia Hirota – Marina Klink – Marina Lutz – Maurício Copetti – Miguel Milano – Moinho Cultural de Corumbá – Onças do Rio Negro – Panthera Brasil – Porto São Pedro – Corumbá/MS – Raquel Machado – Rede Nacional Pro Unidades de Conservação – Refúgio Ecológico Caiman – Miranda/MS – RPCSA – Rede do Amolar – Silas Ismael – Sindicato Rural de Corumbá – SOS Pantanal – SOS Taquari

 

 

  Última edição  
  Edição 188 - 18/03/2024 - Clique para ler  
© 2024 - Jornal Alto Taquaral - CG Propaganda