Campinas, 26 de Abril de 2024
CAMPINAS NA REDE URBAN 95
03/07/2020
Aumentar fonte Diminuir fonte
 Onze cidades participam da inédita
rede brasileira Urban 95 para a primeira infância


Parceria entre a Fundação Bernard Vanleer e o Instituto Cidades Sustentáveis, será lançada em 7 de julho a primeira rede brasileira Urban95. A iniciativa reúne cidades de todo o país em prol do objetivo comum de fortalecer, incrementar e desenvolver programas e políticas para a primeira infância no Brasil.

A parceria visa unir a experiência das duas instituições para expandir o compromisso das cidades com o desenvolvimento urbano sustentável com foco na primeira infância. Afinal, uma cidade boa para bebês e crianças pequenas é uma cidade mais justa e democrática para todos.

Além das cidades de São Paulo, Recife e Boa Vista, que já contam com parcerias com a Fundação Bernard Vanleer em prol dos avanços da agenda pela primeira infância, outros 11 municípios compõem a rede: Aracaju (SE), Brasiléia (AC), Campinas (SP), Caruaru (PE), Crato (CE), Fortaleza (CE), Ilhéus (BA), Jundiaí (SP), Niterói (RJ), Pelotas (RS) e Ubiratã (PR).

O projeto apoiará os municípios na realização de um diagnóstico detalhado sobre a experiência e acesso de crianças e bebês às cidades, oferecendo dados que poderão embasar a construção de políticas públicas mais acertadas para a primeira infância e alinhadas a outras agendas estratégicas locais.

A secretaria executiva da rede oferecerá apoio técnico nos temas de urbanismo e mobilidade com foco em crianças pequenas e seus cuidadores e uma consultoria para o aprimoramento de políticas e programas oferecidos por especialistas na área.

Com o objetivo final de construir espaços públicos seguros, inspiradores e democráticos nas cidades, o projeto pretende ainda apoiar a implementação e monitoramento de Planos Municipais pela Primeira Infância, mecanismos que garantam a contínua priorização da agenda para a primeira infância pelos gestores públicos.

O engajamento da sociedade civil e a formação de narrativas locais que estimulem pautas relacionadas à primeira infância e o desenvolvimento sustentável envolverão diferentes grupos e atores sociais, incluindo jornalistas e comunicadores.

Para marcar o lançamento oficial do projeto, os prefeitos das cidades que compõem a rede participarão de um encontro virtual na próxima terça-feira (7).
  Última edição  
  Edição 188 - 18/03/2024 - Clique para ler  
© 2024 - Jornal Alto Taquaral - CG Propaganda