Campinas, 28 de Março de 2024
VERIFICAÇÃO DE TAXÍMETROS
19/06/2019
Aumentar fonte Diminuir fonte
Todos os taxistas de Campinas deverão passar dia 16 de julho, das 9h às 11h e das 13h às 15h, pela verificação periódica anual de taxímetro. Realizada pelo Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), o ponto de partida da ação será na Avenida Paulo Correia Viana, altura do 528/538. 

Os taxistas autuados por trafegar com o taxímetro irregular têm dez dias para apresentar defesa ao órgão.  

Para realizar a verificação os taxistas devem agendar o horário de atendimento pelo site do Ipem-SP (www.ipem.sp.gov.br) e emitir a GRU (Guia de Recolhimento da União) para o pagamento da taxa de verificação. Sem a quitação da taxa e o agendamento online, a verificação não será realizada. 

Na data da verificação, o taxista ou o responsável pelo veículo deve apresentar os seguintes documentos: 

- Alvará de estacionamento fornecido pela prefeitura dentro do prazo de validade;

- Certificado de registro e licenciamento de veículo (categoria aluguel);

- Certificado de verificação do Ipem-SP, referente ao exercício de 2018;

- GRU quitada; 

Os serviços de reparo ou manutenção dos taxímetros deverão ser realizados pelas oficinas credenciadas pelo Ipem-SP devidamente autorizadas para a execução das atividades neste ano. 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3272-9133 ou pessoalmente na sede da regional do Ipem-SP em Campinas, localizada à Avenida das Amoreiras, 163, no Parque Itália. 

Fique de olho 

Para identificar se o taxímetro foi verificado pelo Ipem-SP, o consumidor deve observar a existência do lacre amarelo, que impede o acesso à regulagem do aparelho, e do selo do Inmetro (holográfico) com a frase "verificado até 2019". Caso o lacre esteja rompido, o consumidor não deve aceitar a corrida, pois o aparelho pode apresentar medição incorreta. Em alguns casos poderão ser encontrados com a etiqueta "verificado até 2018", pois, o instrumento pode ser que ainda não tenha sido verificado, devido o cronograma conforme o alvará. 

O valor da bandeira é estabelecido pela prefeitura de cada município, mas é importante estar atento ao horário em que as bandeiras 'um' (das 6h às 20h) e a 'dois' (das 20h às 6h) podem ser utilizadas, para não pagar mais caro pela corrida. 

O taxímetro deve ser ligado na frente, sempre, do passageiro. Não se deve aceitar corridas com valor combinado em táxis. E o passageiro deve observar a placa do veículo, pois, táxis não podem angariar passageiros em outros municípios onde estão registrados.

 

  Última edição  
  Edição 188 - 18/03/2024 - Clique para ler  
© 2024 - Jornal Alto Taquaral - CG Propaganda