Campinas, 28 de Agosto de 2025
ORGANIZANDO ASSEMBLEIAS CONDOMINIAIS – Eduardo Guerra – 27.06.2015
26/06/2015
Notícia publicada na edição n.86 do Jornal Alto Taquaral
Aumentar fonte Diminuir fonte
Temos muitos mitos e tabus envolvendo a famosa reunião de condôminos, a assembleia. Esse é um dos eventos menos prestigiados e dos mais repelidos pela sociedade. O motivo se prende ao caráter monótono, maçante  e ao mesmo tempo agressivo e tenso do teor desses eventos.

Não há como gostar de se reunir com seus “sócios” para tratar de assuntos pertinentes ao bem comum e sempre falar de itens capciosos como custo, desembolso de recursos, problemas operacionais, desentendimentos entre moradores, descumprimento de regras, entre outros.

Com tudo isso, o quórum das assembleias se apresenta muito baixo, na casa dos 15% do total de condôminos em media. Falamos, na ultima edição, sobre a alternativa de se fazer as assembleias pela internet, de maneira não presencial, método novo que visa aumentar o quórum e, ao mesmo tempo, diminuir o desgaste inerente a essa reunião.

Método inovador

Além desse método inovador, que pode e deve ser mais utilizado, o gestor condominial mais conhecido como Síndico pode  organizar o evento presencial de maneira a se desgastar menos e propiciar o mesmo aos demais participantes.

De início, a apresentação da pauta deve estar clara e, de preferencia, ser mostrada em Datashow com o cronograma de assuntos em ordem. Os itens a serem tratados deverão ter tempo limite de duração em respeito aos presentes e a quem está dissertando sobre os temas. A escolha de um presidente com pulso firme para fazer valer as regras se faz imprescindível.

Outros aparatos podem e devem ser utilizados para que o respeito às regras e aos presentes seja mantido, como gravar a assembleia documentando tudo o que foi dito, inibindo assim agressões e desrespeitos.

As “pérolas”

Sempre temos em meio aos moradores, algo em torno de 2 a 5% do total, as famosas “pérolas” que elegem esse evento como forma de estar em evidência e expor seus inúmeros pontos de vista e métodos mirabolantes.

Vejam que a oportunidade para isso não é na assembleia, mas no decorrer do ano junto a administração e ao gestor, que terão tempo e disposição para atendê-los, lembrando que mesmo assim limites devem ser guardados com a devida proteção legal para ambas as partes.

A assembleia é evento deliberativo e não momento de se detalhar casos e fatos decorridos. Está nas mãos do gestor condominial a boa condução das assembleias, transformando-a em evento prático e respeitoso, onde os assuntos devam ser decididos com responsabilidade e bom-senso.

Façamos o correto e o resultado será outro, pensem e reflitam.

  Última edição  
  Edição 192 - 18/05/2024 - Clique para ler  
© 2025 - Jornal Alto Taquaral - CG Propaganda