Caros, não existem fórmulas mágicas para que uma gestão condominial seja mais tranquila.
Atos e providências básicas devem ser adotadas desde o início.
Os alicerces principais são a formação de um Staff eficiente e confiável, aliado a um conselho gestor participativo e integrado ao síndico, bem como uma relação amigável e respeitosa com os condôminos.
Não podemos esquecer de que o síndico deve ter profissionais para manutenções prediais que sejam de sua confiança, disponíveis e com preços adequados e compatíveis ao mercado.
A administradora, um dos mais importantes staffs, pois cuida de toda a parte fiscal, contábil, cobrança e demais trâmites operacionais cotidianos, deve ser o braço direito do gestor condominial, respondendo de forma competente e célere as demandas do empreendimento.
O zelador, assim como a administradora, desempenha papel de suma importância sendo cargo de confiança do síndico. Ele será os “olhos” do gestor no cotidiano, informando todas as ocorrências e necessidades do empreendimento, cobrando os demais colaboradores e fazendo o primeiro atendimento aos condôminos.
Toda a receita elaborada acima parece fácil, mas como construí-la e formá-la?
O gestor enquanto profissional da área tem muitas vantagens sobre o síndico eventual, haja vista que todo esse trabalho de formação e capacitação demanda tempo e dedicação, além de experiência no processo efetivo.
De forma pontual, treinar uma equipe é desgastante e moroso, pois devemos analisar o perfil de cada profissional, verificar sua compatibilidade com a função e seu potencial de retorno às demandas do trabalho.
Ter profissionais de manutenção competentes e disponíveis no atual mercado me parece utopia, mas é possível quando o Sindico é profissional e possui mais empreendimentos, haja vista que a fidelização passa por uma demanda maior de trabalho oferecido a esses profissionais. Os atendimentos 24 h são hoje muito onerosos, mas para o gestor de vários empreendimentos os valores são subsidiados pela maior demanda.
A administradora deve ser competente e rápida no atendimento e um modelo adequado passa por definir uma gerente específica dentro da empresa, a qual deverá atender ao síndico e aos condôminos.
O zelador deve ter conhecimentos básicos de hidráulica e elétrica, além de conhecer também os equipamentos de segurança e demais. Para isso, devemos treinar e capacitar o mesmo, reciclando-o periodicamente através de cursos e palestras.
Sigamos essa cartilha e teremos efetivamente uma gestão descomplicada e mais competente. Disciplina é o nome do jogo!
Mensagem de final de ano
O mercado condominial a muitos se apresenta como uma rotina sem muitas variáveis e alternâncias, mas a cada ano que passa tem fatos e situações novas que nos fazem refletir e repensar no modelo de gestão. O fato de termos muitos donos de uma única coisa nos remete a problemas e esses realmente afloram nesse ambiente. Enquanto gestores temos a obrigação de sermos preparados para as inúmeras situações que se apresentam e isso não é fácil. Busco muitas vezes a reflexão e ouço a voz interior antes de agir em determinadas situações mais agudas. Em 2013 tivemos muito trabalho e o sucesso foi a nossa colheita.
Desejo a todos um Natal de muito amor e solidariedade para com o próximo e que 2014 seja um marco profissional e pessoal na vida de todos os nossos leitores. Acreditem que sempre podemos mudar o rumo de nossa história. Sendo assim, aproveitem a virada do ano para colocar em prática seus sonhos e crie outros sonhos para o próximo ano, pois quem sonha é mais feliz.
Vamos em frente, sempre... (2014!!!)