Campinas, 18 de Abril de 2024
BENTO NA FINAL
23/03/2022
Aumentar fonte Diminuir fonte
 Descarte de remédios é tema de

projeto finalista da Febrace

O A.Fleming28, desenvolvido por alunos da Etec Bento Quirino,
de Campinas, visa criar consciência ambiental em relação à
destinação de medicamentos vencidos
 





Você sabe o local correto para descartar remédios vencidos? Um trabalho realizado por estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Bento Quirino, de Campinas, constatou que, por falta de informação, muita gente descarta medicamentos de forma equivocada no lixo comum ou pelo esgoto. O resultado é a contaminação do solo e dos lençóis freáticos, além dos impactos na saúde humana e dos animais. Para alertar a população e contribuir com a solução desse problema surgiu o A.Fleming28, que está entre os finalistas da Febrace 2022. 

“O A.Fleming28 promove a divulgação de informações para gerar consciência ambiental no que diz respeito à forma e locais corretos para o descarte de medicamentos, de maneira que esta ação não agrida o meio ambiente e afete ecossistemas”, explica Anita. A aposta no tema se deu após os alunos perceberem que eles próprios não sabiam o que fazer com os medicamentos vencidos que tinham em casa.

 Usando o Instagram, o grupo compartilha conteúdos informativos, entrevistas com especialistas, além da evolução do trabalho acadêmico. A decisão de usar a rede social como um canal de distribuição de conteúdo foi baseada em dados. Pesquisa realizada pelo grupo apontou a plataforma como fonte para consumo de informações. “Percebemos que poderíamos usar uma ferramenta já existente, de forma simples, para divulgar esses conteúdos tão importantes para conscientização de todos.” 

Segundo a estudante, o objetivo agora é levar informações para o maior número possível de pessoas. “Queremos ampliar o alcance do A.Fleming28. Buscamos o apoio das Secretarias de Meio Ambiente e Saúde de Campinas para que os conteúdos cheguem também à população que não tem acesso às redes sociais. Estamos projetando fazer panfletos para levar às farmácias.” 

O grupo apresentou o trabalho desenvolvido em sala de aula nas feiras Bentotec Experience 2021, Mostra da 3M, Olimpíadas Científicas e Febrace – esta última, em andamento.  

Confira o vídeo de apresentação da proposta aqui.

 

Febrace 2022

Estudantes e professores de 18 Etecs representam o Centro Paula Souza (CPS) na 20ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). Ao todo, as unidades concorrem
com 29 trabalhos.
 

O evento é promovido anualmente pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI-Epusp), e apresenta trabalhos nas áreas de Ciências (Exatas, da Terra, Biológicas, da Saúde, Agrárias, Sociais e Humanas) e Engenharias. Até dia 25 será realizada a mostra virtual de todos os projetos finalistas. No dia 26, ocorre a cerimônia de premiação.

  Última edição  
  Edição 188 - 18/03/2024 - Clique para ler  
© 2024 - Jornal Alto Taquaral - CG Propaganda