Campinas, 26 de Abril de 2024
NA MOCHILA
09/09/2021
Aumentar fonte Diminuir fonte
 
NA MOCHILA DA Cris Billis


Quatro dias em Visconde de Mauá

Qual é a sua concepção de paraíso na Terra? Além da natureza exuberante, com ar puro e água cristalina, minha ideia de paraíso abrange o lado humano: pessoas felizes, saudáveis e fraternas, zero criminalidade e fome, pets comunitários sendo bem cuidados... Eu havia encontrado isso em Fernando de Noronha e agora no feriado de 7 de Setembro conheci mais um paraíso, dessa vez nas montanhas: Visconde de Mauá.

Conversei com moradores e percebi uma tranquilidade e alegria que não têm preço. Só saem de lá quando precisam. Por exemplo, ir ao banco, já que lá não tem. Mas, voltam rapidinho. 

Povoado e não cidade!

Descobri que Visconde de Mauá não é uma cidade e sim um povoado. Pertence às cidades de Resende e Itatiaia (RJ), além de Bocaina de Minas (MG), e está na parte alta da Serra da Mantiqueira, a 1.200 metros de altitude. Dependendo de sua localização, você está no estado do Rio de Janeiro ou em Minas Gerais. Foi pitoresco pra mim, atravessar uma ponte a pé e estar em outro estado – jantar em Minas e ver lojinhas no Rio de Janeiro, por exemplo.

Mesmo sendo uma região pequena, Visconde de Mauá é toda segmentada. São três vilas micros – Mauá, Maringá e Maromba, diversos vales e uma parte do povoado localizada dentro do Parque Nacional do Itatiaia.

(Foto da ponte)

Origem: explorado por um Visconde

Assim como nosso país, Visconde de Mauá também surgiu da exploração de suas terras. Em 1870, o governo imperial concedeu ao barão Irineu Evangelista de Sousa o direito de explorar a madeira para ser transformada em carvão vegetal. Futuramente, o barão se tornou o Visconde de Mauá e as terras passaram para seu filho Henrique que instalou em 1889 um núcleo de imigrantes europeus. Sem sucesso na empreitada, o governo federal comprou as terras de Henrique em 1908 e o povoamento continuou com algumas famílias alemãs iniciando a atividade turística da região. Na década de 1970, os hippies descobriram o povoamento e até hoje dão os ares e a vibe ao local.

Turismo ecológico em trilhas e cachoeiras

(Fotos do alcantilado)

Alcantilado

O ponto alto de Visconde de Mauá são as lindas cachoeiras. Na minha chegada, conheci as cachoeiras do Alcantilado, que fica na região pertencente a Bocaina de Minas (MG), em uma propriedade particular. Paga-se R$ 28 de entrada por pessoa e é óbvio que vale cada centavo! Percorri uma trilha de subida de 1,5 km (3 km ida e volta) que passou por nove cachoeiras (8 próprias para banho) até chegar no alto do vale.

Tudo muito lindo, preservado, em contato com a natureza e com os animais da região. Tanto que uma cobra urutu cruzou meu caminho no percurso.

 

(Foto – da cobra urutu)

 

Cachoeira do Escorrega

A cachoeira do Escorrega, na Vila da Maromba, é pura diversão. Isso porque ela tem uma grande pedra lisinha que é feita de tobogã para escorregar em um poço d’água. Pra mim, a água gelada não foi convidativa para a brincadeira, mas me diverti só de olhar os aventureiros por lá. Depois fui com minha galera – namorado e seus filhos – no bar Escorrega ao lado. A pedida por lá é comer truta, cultivada em tanques da região e apreciar as cervejas artesanais Escorrega Beer.

(Foto – da cachoeira do escorrega)

(Foto - Escorrega Beer)

 

(Foto – eu na Cachoeira de Santa Clara)

Pausa para foto na Cachoeira de Santa Clara: com os raios de sol iluminando a água, foi a mais bonita que vi.

 

(Foto – Poço do marimbondo)

Poço do marimbondo, no Vale do Pavão. A água mais cristalina de todos os passeios. Deveria se chamar poço das aranhas, porque tinha várias por lá nas pedras.    

 

Gastronomia tem muita truta e comida mineira

Visconde de Mauá se tornou um ótimo lugar para a criação de trutas: tem água bem gelada e cristalina para os tanques. Além das trutas grelhadas nos restaurantes, você também encontra outras versões pra levar pra casa, como patê de truta e truta defumada. Tem até versões com damasco, castanha e nozes.

(Foto da truta defumada em lata)

Pra quem gosta de apreciar uma comida brasileira refinada, a dica é conferir o restaurante Gosto com Gosto, da badalada chef Mônica Rangel. Ela foi jurada do Programa Cozinheiros em Ação no GNT e foi cozinheira oficial da Copa do Mundo da Alemanha.

 

(Foto prato)

Frango cozido na panela de pedra-sabão. Acompanha arroz, feijão e angu de ora-pro-nóbis

(foto em frente ao restaurante Gosto com Gosto)

 

 

 

Dica de hospedagem

‘Colher de chá’

A pousada Colher de Chá é um sonho. São poucos chalés, que lembram casinhas de boneca, às margens do rio Preto. E o café da manhã é delicioso – com pães caseiros saídos do forno na hora, assim como os pães de queijo quentinhos. Coisas que fazem a diferença no desjejum. Fui e volto!

 

(Fotos – Pousada Colher de Chá)

  Última edição  
  Edição 188 - 18/03/2024 - Clique para ler  
© 2024 - Jornal Alto Taquaral - CG Propaganda