Campinas, 29 de Março de 2024
MULHER EM NOME DE RUA
06/07/2021
Aumentar fonte Diminuir fonte
 Apenas 16% das placas de ruas de São Paulo são batizadas com nomes femininos

 Marcas históricas evidenciam desigualdade de gênero nos logradouros de SP até hoje

 

Apesar de as mulheres representarem a maior parte da população da capital paulista, somente 16% das placas de ruas da cidade são batizadas com nomes femininos, conforme levantamento realizado com base no banco de dados do Dicionário das Ruas da Prefeitura de São Paulo.

 

Esse fenômeno é comum em diversas regiões do Brasil e em grandes cidades ao redor do mundo, e pode ser esclarecido pelas marcas históricas da baixa participação política feminina (as mulheres ocupam apenas 12,7% dos cargos eletivos, segundo o Mapa da Política de 2019) e a desigualdade de gênero e salarial que são frequentes até hoje.

 

A nomeação dos logradouros em São Paulo é desempenhada pelo poder público e, geralmente, os nomes registrados são de pessoas que deixaram legados e serão homenageados, recordados e simbolizados na memória e identificação de ruas, praças e avenidas.

 

"Mulheres em destaque nas placas de rua em Itu"

 

Em colaboração com a Secretaria Municipal de Cultura, o Museu Republicano Convenção de Itu faz exposição para destacar mães, filhas, jornalistas, professoras, comerciantes, esposas, cidadãs, religiosas e outras grandes mulheres que atuaram na cidade e estão sendo homenageadas nas placas de ruas dos bairros periféricos e centrais de Itu.

 

Além disso, a mostra permite registrar os nomes femininos das placas de ruas que não foram encontrados na exposição, e depositar em uma urna para ajudar na divulgação das realizações de mulheres importantes que contribuíram para a história de Itu.

 

Abaixo, confira algumas das homenageadas pelo Museu:  

 

Praça Nhá Chica Messias - Vila Santa Terezinha

 

Nascida no Bairro da Tapera Grande, Francisca das Chagas Fernandes (1876-193) ofereceu significativos serviços à cidade no combate à gripe espanhola em 1918 e, no decorrer da Revolução Constitucionalista de 1932, participou como praça e compôs o 3° Batalhão de Caçadores Voluntários, organizado em ITU. A praça foi criada pelo Decreto n°177, de 1969.

 

Rua Irmã Maria Jacinta da Silva - Jardim Faculdade

 

Madre Maria Jacintha da Silva (1891-1978) foi professora no Colégio Nossa Senhora do Patrocínio e na Escola Normal do mesmo estabelecimento. Além disso, fundou a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Nossa Senhora do Patrocínio, precursora do ensino superior na região. A rua foi criada pelo Decreto n° 1524, de 1983.

 

Rua Virgínia Martini Gazzola - Vila Padre Bento

 

Virgínia Martini Gazzola (1880-1930) atuou como obstetra na Santa Casa de Itu e auxiliou nos partos caseiros de pessoas menos favorecidas. Ela teve 6 filhos com o seu marido Luiz Gazzola e participava da Irmandade Nossa Senhora da Boa Morte. Em 2006, no centro da cidade, foi inaugurado o Centro de Capacitação Profissional "Virgínia Martini Gazzola" em sua homenagem.

 

 

Tour Virtual 360

 

Para conhecer mais mulheres que representaram a cidade de Itu, confira a exposição completa pelo tour virtual 360 do Museu Republicano de Itu https://vila360.com.br/tour/mrciusp/.

 

História do Museu Republicano - O Museu Republicano "Convenção de Itu" foi inaugurado pelo Presidente do Estado de São Paulo, Washington Luis Pereira de Sousa, a 18 de abril de 1923 e desde então subordinou-se administrativamente ao Museu Paulista que, em 1934, tornou-se Instituto complementar da recém-criada Universidade de São Paulo e a ela se integrou em 1963.

É uma instituição científica, cultural e educacional, especializada no campo da História e da Cultura Material da sociedade brasileira, com ênfase no período entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, tendo como núcleo central de estudos o período de configuração do regime republicano no Brasil.

Encontra-se instalado em sobrado histórico em Itu, erguido nas décadas iniciais do século XIX, e que se tornou residência da família Almeida Prado. Foi nesse local que se realizou, em 18 de abril de 1873, uma reunião de políticos e proprietários de fazendas de café para discutir as circunstâncias do país e que, posteriormente, se transformou na famosa Convenção Republicana de Itu, marco originário da campanha republicana e da fundação do Partido Republicano Paulista.

  Última edição  
  Edição 188 - 18/03/2024 - Clique para ler  
© 2024 - Jornal Alto Taquaral - CG Propaganda