Campinas, 29 de Março de 2024
FALECEU MAURÍCIO JANSSENN
21/04/2021
Aumentar fonte Diminuir fonte
NOTA DE PESAR

É com profundo pesar que o Consórcio PCJ comunica o falecimento na noite da última terça-feira, dia 20 de abril, do engenheiro de Meio Ambiente da Rhodia Solvay e ex-presidente da entidade, Maurício Janssen, devido a complicações da Covid-19. Janssen, que era engenheiro civil e ambiental, teve papel importante na gestão de recursos hídricos das Bacias PCJ. Além de representar a empresa junto ao Consórcio PCJ, ele também era membro atuante da Câmara Técnica de Monitoramento Hidrológico dos Comitês PCJ e contribuiu de forma marcante nas negociações sobre a operação e renovação da outorga do Sistema Cantareira, importante manancial para as Bacias PCJ e para a Grande São Paulo.

Em setembro de 2020, o engenheiro da Rhodia foi eleito presidente do Conselho de Transição, formado por representantes das empresas associadas ao Consórcio PCJ e responsável por organizar as eleições do Conselho Diretor entre os prefeitos eleitos e reeleitos. Maurício presidiu a entidade de primeiro de janeiro a 31 de março de 2021, quando assumiu o novo Conselho Diretor Gestão 2021- 2023.

Em seu último e-mail de contato com os integrantes da Secretaria Executiva da entidade, no último dia de sua gestão do Conselho, ele não escondia a satisfação que foi presidir o Consórcio PCJ e contribuir com a gestão da água nas Bacias PCJ. “Nunca imaginei que este momento chegaria tão rápido, apesar de vários meses já terem se passado (90 dias), parece que foi ontem que recebi aquelas boas-vindas tão lindamente. Cada um de vocês marcou definitivamente a minha história. Saio do Consórcio com muito mais preparo e competência, mas, o mais importante de tudo foram os amigos que fiz, a família nova que descobri! Esta despedida não significa um adeus, apenas o ultrapassar de mais uma etapa que espero que não afaste completamente as nossas vidas”, escreveu.

Maurício Janssen tinha 52 anos, era casado com Marina Pataviera e não deixou filhos. O velório e o enterro acontecerão na cidade de Campinas (SP), mas a despedida será reservada apenas aos familiares devido às restrições de circulação de pessoas por causa da pandemia de coronavírus.

O Consórcio PCJ perde hoje não apenas mais um ex-presidente da entidade, mas também um amigo, um guerreiro amante e defensor da água para o desenvolvimento sustentável das Bacias PCJ. É mais um maluco pela água que nos deixa com o coração machucado pela despedida e cheio de saudades, porém, seu legado seguirá nos inspirando pelo resto de nossa existência.

Nossas sinceras condolências à Família e fazemos votos de superação desse difícil momento.

Mais uma vez, o Consórcio PCJ reitera a gravidade do momento e pedimos a todos: sempre que possível, fiquem em casa. Protejam-se! A covid só será vencida com a união de todos.

Atenciosamente e com carinho,
Conselho Diretor e Secretaria Executiva do Consórcio PCJ
Sobre o Consórcio PCJ:
O Consórcio PCJ, fundado em 1989, é uma associação civil de direito privado, composta por 40 municípios e 24 empresas associados, que atua como uma agência de fomento, planejamento e sensibilização, com o objetivo de recuperar e preservar os mananciais, além de discutir a implementação de políticas públicas voltadas à gestão da água. A entidade é referência nacional e internacional na gestão de recursos hídricos, sendo membro de importantes entidades internacionais, como: O Conselho Munidial da Água, a Rede Internacional de Organismos de Bacias (Riob), a Rede Latino-Americana de Organismos de Bacias (Relob) e a Rede Brasil (Rebob). 
  Última edição  
  Edição 188 - 18/03/2024 - Clique para ler  
© 2024 - Jornal Alto Taquaral - CG Propaganda