Campinas, 18 de Abril de 2024
CADERNO ESPECIAL: COPA DO MUNDO
02/06/2018
Notícia publicada na edição n.121 do Jornal Alto Taquaral
Aumentar fonte Diminuir fonte

OS CONVOCADOS DE TITE PARA CONQUISTAR A COPA DA RÚSSIA

A Seleção Brasileira chega na Rússia com um time renovado para tentar novamente o hexa. Apenas seis dos 23 convocados por Tite são remanescentes da última Copa, quando o Brasil levou 7 a 1 da Alemanha: Neymar, Marcelo, Thiago Silva, Fernandinho, Willian e Paulinho.

Todos os convocados saíram do grupo de 64 jogadores que trabalharam com Tite desde agosto de 2016, quando ele assumiu a seleção. Só três jogam no Brasil: Geromel é zagueiro do Grêmio e o goleiro Cássio e o lateral direito Fágner defendem as cores do Corinthians.

Fágner foi o escolhido para a vaga de Daniel Alves, que está fora da Copa devido a uma lesão do ligamento cruzado anterior do joelho direito sofrida em partida pelo PSG no último dia 8 de maio. Caso alguma lesão tire algum jogador convocado da Copa, Tite já tem uma lista com 12 suplentes, cujos nomes não foram divulgados no último dia 14 de maior. A lista com 35 nomes foi enviada para a Fifa.

A delegação brasileira ficará hospedada na cidade de Sochi. A estreia no Mundial será no dia 17 de junho, em Rostov-on-Don. O Brasil entra em campo às 15 horas, horário de Brasília, para enfrentar a Suiça.

TODOS OS CAMPEÕES

Apenas oito países já foram campeões do mundo desde a primeira Copa em 1930. Brasil, a única seleção a ter jogado todas as competições e mantém o recorde de vitórias com cinco títulos. É também é o único proprietário da Taça Jules Rimet (posta em jogo em 1930) e a possui permanentemente após sua terceira foi a vitória na competição em 1970, com Pelé, o único jogador tricampeão mundial da história. A seleção brasileira é seguida pela Itália e Alemanha com quatro títulos. A equipe que venceu a primeira edição, o Uruguai, conquistou duas vezes, como a Argentina. Finalmente, França, Inglaterra e Espanha, ganharam uma Copa do Mundo cada.

CONHEÇA OS 12 ESTÁDIOS DA COPA

Nizhny Novgorod

O estádio com capacidade para 45 mil pessoas foi construido na cidade de Nizhny Novgorod especialmente para a Copa. Ele vai sediar jogos da fase de grupos, oitavas e uma quarta de final. Fica na margem do Rio Volga.

Samara Arena

O tema do design da arena é o espaço, como tributo à indústria aeroespacial. Fica em Samara e tem capacidade para 44,8 mil pessoas. A arena vai sediar seis jogos, sendo quatro na fase de grupos e outros dois nas oitavas e quartas de final.

Estádio Fisht

Construído para Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2014, ele passou por uma reforma para jogos de futebol. Ele tem 44,7 mil lugares e vai receber seis jogos, sendo quatro na fase de grupos e outros dois nas oitavas e quartas.

Estádio Luzhniki

Moscou terá dois estádios. Os jogos mais importantes, incluindo a final, serão acolhidos pelo legendário Luzhniki. Ele tem 81 mil lugares e além da final receberá quatro jogos na fase de grupos e dois nas oitavas e quartas.

Volgograd Arena

Foi construído para esta Copa e substitui o estádio Tsentralny, que tinha 50 anos. Com 45,5 mil lugares, vai sediar quatro jogos na fase de grupos. A arena está localizada no sopé do complexo memorial Mamayev Kurgan.

Estádio Kaliningrado

Conhecido como Arena Baltika, foi construído para a Copa e tem 35 mil lugares. Ele sediará quatro jogos na fase de grupos. Ele fica em uma ilha, cujas habitações foram totalmente destruidas durante a Segunda Guerra Mundial.

São Petersburgo

Conhecido como Zenit Arena, ele tem 68 mil lugares e vai sediar quatro jogos na fase de grupos, um nas oitavas, uma semifinal e a decisão do terceiro lugar. Foi um dos últimos projetos do famoso arquiteto japonês Kisho Kurokawa.

Estádio Spartak

Este é o outro estádio de Moscou. O time Spartak e o estádio receberam o nome em honra do gladiador Espártaco que liderou uma revolta de escravos em Roma. Com 43,5 mil lugares, vai sediar quatro jogos na fase de grupos e um nas oitavas.

Rostov Arena

Também foi construído a Copa e tem 45 mil lugares. Vai receber quatro jogos na fase de grupos e um das oitavas. Está localizado na margem do rio Don, um dos maiores da Rússia. A Tribuna Norte ficou aberta para o rio.

Kazan Arena

Com 44,7 mil lugares, o Kazan já sediou a Universiade 2013 e a Copa das Confederações 2017. A base do conceito arquitetônico é a forma de uma ninfeia. Serão quatro jogos na fase de grupos e um das oitavas e quartas.

Ekaterinburg Arena

A arena teve a capacidade aumentada para 35,6 mil lugares e vai receber quatro jogos na fase de grupos. O estádio é um monumento de arquitetura do neoclassicismo stalinista – uma mistura de estilos império e eclético.

Mordovia Arena

O novo estádio Mordovia Arena foi construído para esta Copa e tem capacidade para 44,4 mil pessoas e sediará quatro jogos na fase de grupos. A obra é dedicada ao 1000º aniversário da união dos mordovos aos povos da Rússia.

AS COPAS DO BRASIL

O Brasil foi campeão na Copa do  Mundo de 1958 na Suécia, 1962 no Chile, 1970 no México, 1984 no EUA e 2002  no Japão. Cafu mostra a última taça conquistada pelo Brasil.

 

  Última edição  
  Edição 188 - 18/03/2024 - Clique para ler  
© 2024 - Jornal Alto Taquaral - CG Propaganda