Campinas, 19 de Março de 2024
EXPOSIÇÃO DE PALESTRA DE AMYR KLINK NO DOM PEDRO SHOPPING
01/06/2018
Aumentar fonte Diminuir fonte

Campinas receberá a exposição fotográfica “Linha D’Água – Viagens Oceânicas de Amyr Klink e suas lições sobre a água” entre os dias 19 e 28 de junho, de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 14h às 20h, com entrada gratuita, no Parque D. Pedro Shopping. No dia 28 de junho, o velejador fará palestra no Expo D. Pedro, às 19h30, que também poderá ser conferida gratuitamente.

 A mostra reúne 30 fotografias do acervo do velejador Amyr Klink, destacando o uso racional da água nas expedições feitas por ele. O mundialmente respeitado navegador brasileiro realizou mais de 40 viagens oceânicas e tornou-se referência nacional quando se fala em consumo consciente, especialmente da água.

Destaques

A recomendação da Organização Mundial da Saúde é que cada pessoa gaste, somando suas atividades domésticas e de higiene, de 50 a 100 litros diários de água. É muito? Pouco? Quantos litros de água você gasta por dia? Seria possível viver consumindo menos de três litros por dia? Amyr Klink garante que sim. Há mais de 30 anos, ele passou 100 dias num barco a remo com um consumo diário de 2,7 litros de água. A viagem foi a primeira travessia a remo do Oceano Atlântico e até hoje o navegador brasileiro é o único homem do mundo que conseguiu completar esta façanha. A experiência deu origem ao best seller ‘Cem dias entre céu e mar’, que ficou por 31 semanas consecutivas na lista dos dez livros mais vendidos de não-ficção no Brasil.

Estas e outras curiosidades fazem da exposição “Linha D’Água” um programa imperdível, mas que serve também de alerta para a necessidade de economia e do uso racional dos recursos naturais, especialmente da água. Além da mostra fotográfica, o público poderá ver de perto uma das principais atrações do projeto. Trata-se do barco original I.A.T, no qual Amyr Klink fez a Travessia do Atlântico a remo. “Linha D’Água - Circulação” é patrocinada pela Algar Telecom,com, com apoio do Parque D. Pedro Shopping e produção da D’color Produções Culturais.

“Linha D’Água” conta ainda com um livro catálogo da exposição e uma cartilha infantil ilustrada com conteúdo relacionado ao consumo consciente da água. O material estará à disposição dos visitantes. A exposição receberá visitas monitoradas e as escolas interessadas podem realizar agendamento junto à D’color Produções Culturais pelo telefone (19) 3256-4500 ou pelo e-mail producao@dcolor.art.br. As escolas participantes também receberão o material didático da exposição.

Fotografias

“Linha D’Água – Viagens Oceânicas de Amyr Klink e suas lições sobre a água” é uma exposição fotográfica dividida em três módulos, que remetem a cada um dos barcos usados pelo velejador em algumas de suas principais expedições: barco a remo I.A.T., Paratii e Paratii II.

Ao todo são 30 imagens, dispostas em painéis com textos sobre as viagens. Todo o material expositivo é montado em base sustentável, seguindo assim o princípio do projeto - estimular a reflexão sobre consumo consciente.

A mostra reúne imagens de autoria de Amyr Klink e também algumas fotografias de Marina Klink, sua esposa, que registrava, desde os anos 80, belas imagens de esportes de aventura, como asa-delta e competições de iatismo. Velejadora com mais de uma centena de competições no currículo, tornou-se uma das mais respeitadas fotógrafas de natureza do país. Seus primeiros registros aconteceram em 1995 na Antártica. Após 13 viagens para a região, reuniu 180 imagens no livro ‘Antártica - A Última Fronteira’.

Palestra

Na palestra, Amyr Klink contará sua história e falará sobre as estratégias de consumo de água que utilizou em suas viagens, revelando que planejamento, precisão e consciência são fundamentais.

Paulistano, nascido em 1955, Amyr formou-se em Economia e Administração, e ficou internacionalmente conhecido por suas viagens marítimas ao redor do mundo. Navegador experiente, iniciou as expedições em 1984, cumprindo a primeira travessia solitária do Atlântico Sul a remo.

É autor de cinco livros que registram algumas de suas principais aventuras, como a travessia a remo do Oceano Atlântico, narrada em ‘Cem dias entre céu e mar’ (1995); a expedição de quase dois anos entre a Antártica e o Ártico, narrada em ‘Paratii: entre dois pólos’ (1992); e a primeira volta ao mundo realizada nas águas da Convergência Antártica, onde estão os mares mais perigosos do planeta, narrada em ‘Mar sem fim’ (2000). Ao longo de 30 anos, tem em seu currículo mais de 2500 palestras no Brasil e no exterior.

A palestra será gratuita, mas é necessário retirar antecipadamente o vale-ingresso pelo site www.dcolor.art.br/ingressos, disponível a partir do dia 19 de junho. Os vales deverão ser trocados pelo ingresso na bilheteria do Expo D. Pedro, no dia do evento.

 

Serviço

Exposição Linha D’Água - “Viagens oceânicas de Amyr Klink e suas lições sobre a água”

Data: de 19 a 28 de junho

Horário: de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 14h às 20h

Local: Parque D. Pedro Shopping – Praça de Eventos

Endereço: Av. Guilherme Campos, 500 - Jardim Santa Genebra, Campinas - SP

Classificação livre

Entrada gratuita

O agendamento para grupos escolares pode ser feito pelo telefone (19) 3256-4500 ou e-mail producao@dcolor.art.br, diretamente com a equipe da D’color Produções Culturais.

Palestra com Amyr Klink

Data: 28 de junho (quinta-feira)

Horário: 19h30

Local: Expo D. Pedro

Endereço: Av. Guilherme Campos, 500 - Jardim Santa Genebra, Campinas - SP

Classificação livre

Entrada franca, mediante retirada de vale-ingresso no site www.dcolor.art.br/ingressos, a partir do dia 19/06. No dia do evento, os vales-ingressos devem ser trocados pelo ingresso para a palestra. Os vales que não forem trocados serão invalidados e ficarão disponíveis para o público no local.

Projeto viabilizado pela Lei de Incentivo ProAC

  Última edição  
  Edição 188 - 18/03/2024 - Clique para ler  
© 2024 - Jornal Alto Taquaral - CG Propaganda