Campinas, 29 de Março de 2024
FEIRA E PASSEIO NA MATA SANTA GENEBRA NESTE DOMINGO
24/05/2018
Aumentar fonte Diminuir fonte

Neste domingo, dia 27 de maio, a Mata de Santa Genebra vai receber a III Feirata, evento promovido pela Fundação José Pedro de Oliveira. A programação começará às 8h, com atividades para todas as idades e gostos. Para saber os horários e locais de cada evento, basta acessar a página da Fundação, no endereço www.fjposantagenebra.sp.gov.br .

A Feirata é uma feira diversa e democrática, que valoriza os produtos alimentícios, artesanato e serviços locais e regionais, além de ser um espaço para teatro, música, exposições, oficinas e debates sobre as relações sociedade-natureza.

A Praça Peroba-poca será palco de várias atividades: escalada de árvore, Dia do Descarte, coleta de óleo de cozinha, Programa Casa e o Ciclo da Água no Saneamento, minimundos e kokedamas e meliponicultura, exposição didática “Ciclo da matéria orgânica”, os jogos pedagógicos de educação para o trânsito, apresentação de capoeira, aula de zumba, exposição de pinturas, teatro de bonecos, apresentações musicais, aula de yoga, oficinas de pintura e de confecção da boneca Abayomi. No local também haverá espaço para leitura e doação de livros infanto-juvenis.

A sede da Fundação também receberá ações. No local, os visitantes poderão conferir a exposição fotográfica: “Biodiversidade e predação entre espécies”, oficina de abelhas nativas e a reunião de acolhida Coletivo Trocas Verdes. Durante a Feirata, o Borboletário também ficará aberto e poderá ser visitado das 9h às 16h.

Quem quiser participar deve ficar atento às atividades que exigem inscrição prévia:

Visita Monitorada

Quem quiser participar da Visita Monitorada tem três opções de horário: para as 9h e 9h45, as inscrições podem ser feitas pela internet, acessando os links https://goo.gl/forms/1hJx0wpX6ulI4XdJ2 e https://goo.gl/forms/EcmZjsAok2otBNAV2 respectivamente. Os que optarem pelo horário das 10h15 farão a inscrição na sede da Fundação, por ordem de chegada.

Os inscritos farão uma caminhada de 5km pelo entorno e trilhas da Mata. Durante o trajeto, os participantes terão a oportunidade de conhecer a história e a biodiversidade da Unidade de Conservação, que é considerada a maior floresta urbana da Região Metropolitana de Campinas. A duração e de aproximadamente 2 horas.

Caminhada Fotográfica

Outra atividade que está com inscrições abertas é a Caminhada Fotográfica. O evento será às 13h. Para se inscrever, é preciso acessar o link https://goo.gl/forms/kdhDVWGYM4M43aBb2 .

A atividade inclui caminhada e trilha que de cerca 1,5 km por dentro da Mata e 3,5 km pelo entorno. Monitores e fotógrafos do Grupo de Fotografia da Natureza acompanharão o grupo por todo o percurso. Os participantes conhecerão a Mata de Santa Genebra sob o olhar destes apaixonados pelas belezas da natureza e receberão algumas dicas de fotografia. Embora não seja obrigatório, os participantes podem levar máquinas fotográficas e outros equipamentos para registro de imagens.

Caminhada 8Km e Volta Ciclística

A programação da Feirata também terá Caminhada e Volta Ciclística. A Caminhada terá saída às 8h30. Os participantes vão percorrer 8km pelo entorno da Mata de Santa Genebra, com paradas para interpretação da natureza. As inscrições podem ser feitas no link https://goo.gl/forms/sYTt74bPR6Dc5cDe2 .

A largada do Passeio Ciclístico está prevista para as 14h. Não será uma corrida, mas sim um passeio de bike em volta da Mata, com acompanhamento de monitores. O percurso total é de 9km e a duração da atividade é de cerca de 2 horas. Os participantes deverão obrigatoriamente levar seus equipamentos, como bicicleta e capacete.

As inscrições do Passeio estão disponíveis no link https://goo.gl/forms/cs8wxEQrY3rdeqi63 .

Serviço

III Feirata – A Feira da Mata

Data: 27 de maio, domingo

Horário: das 8h às 16h

Local: Mata de Santa Genebra e Peroba-poca

Programação completa: www.fjposantagenebra.sp.gov.br .

  Última edição  
  Edição 188 - 18/03/2024 - Clique para ler  
© 2024 - Jornal Alto Taquaral - CG Propaganda