Campinas, 24 de Abril de 2024
MARATONA INFANTIL NO KARTODROMO
24/05/2018
Aumentar fonte Diminuir fonte

Campinas é a oitava etapa do Circuito Caixa de Maratoninha, considerado o maior evento de corrida infantil do País. A prova será realizada no dia 27 de maio, no Parque Taquaral – Portão 6 da Lagoa - Kartódromo, às 9 horas da manhã. Sã esperadas cerca de 1400 crianças na competição. Esta já é a 12ª edição da Maratoninha campineira e terá como madrinha a ex-atleta e medalhista olímpica Thaíssa Presti

Inclusão Social

O grande mérito da Maratoninha é o trabalho de inclusão social que ela faz. Noventa por cento dos participantes são crianças inseridas em projetos sociais financiados pelo Estado, pela iniciativa privada ou por pessoas que fazem um trabalho de assistência a crianças de famílias carentes ou em situação de risco. Além de democratizar o esporte e gerar mais saúde física e mental, a Maratoninha é um meio de ascensão escolar e social.

Madrinha e medalhista olímpica – Thaíssa Presti

Thaíssa Presti chamou a atenção nas corridas escolares com apenas 4 anos de idade. Mas antes de ingressar no atletismo, teve passagens também pelo futebol e pela natação. Nas Olimpíadas de Pequim ficou com o bronze no revezamento 4x100, medalha que chegou somente 9 anos depois, com a desclassificação das russas por exame antidoping.

Mas Thaíssa não fez bonito apenas no exterior. Aqui, em seu país de origem, ela foi seis vezes campeã e cinco vezes vice-campeã do Troféu Brasil de Atletismo, sempre no revezamento 4x100. Também já foi medalha de ouro nos Campeonatos Ibero-Americano e Sul-Americano.

Maratoninha Sobre Rodas

A “Maratoninha Sobre Rodas” agora é parte integrante do Circuito. O percurso de bicicleta foi inaugurado em 2016.

O número de baterias da corrida de bike varia em cada cidade. Em Sorocaba, por exemplo, já foram feitas quatro largadas. Em outras, apenas uma. Mas em todas elas, sempre foi uma corrida cheia de emoções.

 Breve histórico

A Maratoninha foi idealizada por Jamil Elias Suaiden, proprietário da GV2 Produções, organizadora do evento. Ex-ciclista profissional e representante do Brasil nas Olimpíadas de Atlanta (1996), Jamil inaugurou a Maratoninha em outubro de 2002, em comemoração ao Dia das Crianças, em Brasília. Mais de 800 crianças de vários projetos sociais da cidade participaram. No ano seguinte, eram 1500 crianças de 6 a 12 anos de idade.

Em 2004, com o projeto para a criação do Circuito Maratoninha, o campeonato já alcançava cinco cidades brasileiras. A partir daí o número de cidades que abraçou a ideia não parou de crescer. Em 2008, a Maratoninha esteve presente em 18 cidades brasileiras. Em 2012, 21. Agora são 23 etapas percorrendo o país de norte a sul.

 

  Última edição  
  Edição 188 - 18/03/2024 - Clique para ler  
© 2024 - Jornal Alto Taquaral - CG Propaganda