Campinas, 28 de Março de 2024
MACC EXPÕE 80 OBRAS DE ARTISTAS CAMPINEIROS
22/01/2018
Aumentar fonte Diminuir fonte

A temporada 2018 do Museu de Arte Contemporânea de Campinas tem início com a exposição de cinco nomes emblemáticos das artes visuais da cidade. "Cinco Amigos - Da Vanguarda à Contemporaneidade" reúne obras pouco conhecidas de Mario Bueno e Thomaz Perina (ambos in memória), resgatadas de coleções particulares, e ainda Vanderlei Zalochi, Marcio Rodrigues e Dimas Garcia, com trabalhos inéditos produzidos especialmente para esta mostra, que pode ser conferida até 4 de março.

"Cinco estilos e linguagens diferentes com o mesmo objetivo de se comunicar com o público e provocar reações interiores e individuais.O contraste de duas épocas ou simplesmente a evolução artística de cada artista se superando no contemporâneo, transformando a materialidade das obras em matéria espiritual", destaca o curador Gilson Barreto.

O conteúdo artístico será formado por um conjunto de 60 obras de várias técnicas e temas diversos. "A mostra é um resgate e valorização de um movimento que marcou a arte em nossa cidade como foi o Grupo Vanguarda, neste ato representado (in memória) por dois de seus principais componentes, Mario Bueno e Thomaz Perina. Estes, companheiros de jornadas artísticas e amigos dos expositores".

Para Lígia Testa, responsável pela produção artística, "como os sentidos, eles são cinco. Cinco visões de mundo, cinco caminhos, cinco amigos vivenciando todas as artes e juntos e por décadas. Suas composições artísticas tão diversas, personalíssimas, mantêm uma linha comum: a repetição de elementos preferenciais".

Lígia cita alguns motivos "há vilarejos com poucas casas – só as necessárias - a resgatar a memória afetiva da infância; é arte minimalista, nada ali está a mais. Há poemas parnasianos de rimas ricas em contexto idílico de beira-mares, gente feliz em torno de prosas, contos e elementos hedonistas. Há passarinhos, trens, navios e eles ocupam harmoniosamente o mesmo espaço de cores tão vívidas que parecem, a qualquer tempo, brincar em ciranda de roda. São todos viajantes no tempo. Viajam todos eles de trem e são fabricantes de paisagens, as mais belas, bucólicas ou urbanas".

Serviço

Exposição "Cinco Amigos - Da Vanguarda à Contemporaneidade".

De 18 de janeiro a 4 de março, 2018.  Horário de visitação: terça, quarta, sexta e sábado, 10h às 18h; quinta, 10h às 21h; domingos e feriados, 9h às 12h.

Onde: Museu de Arte Contemporânea de Campinas (Macc) - Av. Benjamin Constant, 1633 - Centro, Campinas - SP. Telefone: (19) 3236.4716.

  Última edição  
  Edição 188 - 18/03/2024 - Clique para ler  
© 2024 - Jornal Alto Taquaral - CG Propaganda