Campinas, 24 de Abril de 2024
DICAS DE LAZER E CULTURA GRATUITOS EM NOVEMBRO
31/10/2017
Notícia publicada na edição n.113 do Jornal Alto Taquaral
Aumentar fonte Diminuir fonte
 MÚSICA

Chiquinha Gonzaga

Um show em homenagem à obra Chiquinha Gonzaga, compositora que se caracterizou como a maior personalidade feminina da história da música popular brasileira. Com Adriana Laranjeira e grupo musical composto predominantemente por mulheres, tem participação especial de um músico com violão 7 cordas. Sala de Cinema da Casa do Lago, na Unicamp, dia 8/11 às 11h30. Gratuito, com retirada de ingressos a partir das 9h30. Av. Érico Veríssimo, 1011 - Cidade Universitária. Tel.: 3521 1708.

Erudito Popular

Dia 11 /11, as 20h, apresentação do “Erudito popular… e vice-versa”, título do álbum que o pianista Tiago Costa e o saxofonista e flautista Teco Cardoso lançaram em 2016. Repertório eclético, que combina composições próprias e pérolas de Moacir Santos, Ernesto Nazareth e John Williams. Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, C. Primavera. Entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 19h. Tel.: 3756 8000.

Recital de violino

O Recital de Formatura de Bacharelado em Violino na Unicamp, da aluna Caroline Helena Idalgo, será no dia 09/11 às 19h30 na Sala Multiuso da Casa do Lago, na Unicamp. O repertório contará peças de Bach, Mozart, Max Bruch, Shostakovich, Piazzolla e Villa-Lobos. Participação de Ana Carolina Sacco (pianista), Ricardo Henrique (violonista) e Natália Versehgi (violinista).Gratuito. Av. Érico Veríssimo, 1011 - Cidade Universitária. Tel.: 3521 1708

Mostra Jazz

No dia 24/11 a Mostra Jazz leva ao palco da Praça do Coco em Barão Geraldo o jazz autoral de Lucas Carrasco Quarteto. O quarteto campineiro tem foco em composições próprias e arranjos diferentes de standards, com influência da música brasileira, do funk americano e um pouco do fusion, na onda do Eumir Deodato, Return To Forever, Stanley Clarke, Sandro Albert e afins. Formado por: Lucas Carrasco (guitarra), Vitor Coelho (bateria), João Sartori (piano elétrico) e Gabriel Biel (baixo). Rua José Martins, 738 - Barão Geraldo.  Gratuito, a partir das 21 h, mas antes do jazz haverá uma mostra de curtas metragens.

Sem preguiça, sem limites

Dia 25/11, às 20h, o pianista e compositor fluminense radicado em São Paulo, André Mehmari, aponta a preguiça dos que insistem em separar os universos da música clássica e da música popular. No Instituto CPFL (Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, C. Primavera). Entrada gratuita. Vagas Limitadas. Informações pelo tel.: 3756 800.0 

CINEMA

Cinema e Reflexão

O Cine CPFL está com uma programação de filmes gratuitos em novembro, sempre às 19 h na Sala Umuarama (Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, C. Primavera). Veja a programação: 08/11 – Corpo Elétrico (Sessão Debate – com presença do diretor Marcelo Caetano e com o arquiteto e ensaísta Guilherme Wisnik). 16/11 – As duas Irenes (Sessão do realizador – com presença do diretor Fábio Meira e a atriz Isabela Torres), 22/11 – A grande beleza, de Paolo Sorrentino, 23/11 – Os sonhadores, de Bernardo Bertolucci, 29/11 – Últimos dias em Havana, de Fernando Pérez. 30/11 – Mate-me, por favor - de Anita Rocha da Silveira, Entrada gratuita, por ordem de chegada, Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632

Inside Note 

O documentário Inside Note (o sonho pulsando no coração de todos embalado pelo rock n roll) será exibido no dia 10/11 às 19h, na sala de cinema do Espaço Cultural Casa do Lago, na Unicamp. Haverá debate com o diretor Robson Clério após a exibição. Av. Érico Veríssimo, 1011 - Cidade Universitária. Tel.: 3521 1708.

Praça do Coco

Uma sessão de curtas metragens nacionais, ao ar livre, acontece no dia 24/11 às 20 h na Praça do Coco em Barão Geraldo.  Serão exibidos os documentários Dias de Ira, Os muros gritam o silêncio e Travessia, e as ficções O chá do general, Órion e Kroskree. O evento faz parte da mostra Curta Audiovisual. No encerramento, apresentação do quarteto de Jazz de Lucas Carrasco Quarteto. Rua José Martins, 738 - Barão Geraldo.  Gratuito.

Mostra Curta

A Mostra Curta Audiovisual, que este ano tem como tema ‘Resistir e Renovar’. acontece de 23 a 26 de novembro em diversos espaços culturais de Campinas. No sábado, dia 25/11,  haverá 3 exibições no MIS Campinas (Rua Regente Feijó, 859 – Centro): às 17h - Sessão Casablanca / às 19h - Sessão RMC / e às 21h - Sessão Windsor + Discotecagem. Veja a programação completa da Mostra: http://www.mostracurta.art.br

LITERATURA

Lygia Fagundes Telles

O Literal – encontrinhos literários – reúne os amantes da literatura na terça, 31/10, das 14 às 17 h, para debater o conto 'Antes do Baile Verde', de Lygia Fagundes Telles. O texto dá nome ao livro publicado pela Editora Bloch em 1970 e a condução é de Eduardo Barbosa. Em tempos de tantas conexões simultâneas, reservar espaço para leitura e reflexão é um benefício para o cérebro, para a criatividade e para o senso crítico. No The Mix Bazar – Rua Joaquim Gomes Pinto nº 9 – Cambui.

Nem asas pelos ares

O lançamento do livro de poemas “Nem asas pelos ares”, de autoria de Lia d’Assis (pseudônimo de Juliana de Souza Topan), será dia 09/11 às 18h30 na Sala de Cinema da Casa do Lago (Unicamp). Estudiosa da performance cênica e vocalização de textos, a autora apresentará, neste lançamento, um breve espetáculo poético-teatral, baseado em poemas do livro. Av. Érico Veríssimo, 1011 - Cidade Universitária. Tel.: 3521 1708.

INFANTIL

Livros com desconto

Até o dia 31 de outubro, os livros da Companhia das Letrinhas estarão com 25% de desconto nas livrarias da Editora da Unicamp. As unidades estão localizadas no prédio da Biblioteca Central ‘César Lattes’ e no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, no campus da Unicamp.

Palhaceata Festiva

 

Um Mini-Cortejo promovido pelo grupo Companhia dos Palhaços Suno será realizado no domingo, dia 8/11 às 9h30 na Casa do Lago, quando um músico e uma bailarina comandam o cortejo com  suas habilidades circenses como acrobacias em dupla, equilibrismo, malabarismo, contorcionismo, mímica muito humor. Um espetáculo dinâmico e divertido. Gratuito, no gramado do espaço cultural  - Av. Érico Veríssimo, 1011 - Unicamp. Tel.: 3521 1708.

Espetáculo Circense

Dois palhaços chegam com um monociclo carregando madeiras para uma obra. Realizam números de bicicleta acrobática, rola-rola e acrobacias diversas, sempre interagindo com o público. Espetáculo divertido e inusitado, onde a Cia.Suno se propõe a demonstrar habilidades técnicas de circo utilizando uma roupagem diferente. Neste processo a ideia é utilizar o palhaço longe do universo do circo e como ele lida com os elementos do dia a dia. Dia 8/11, às 10h30, na Sala Multiuso da Casa do Lago / Unicamp. Gratuito.  

 EXPOSIÇÕES

 As cores da Austrália

 A exposição do artista australiano Gáry J. Bryar fica na Academia Campinense de Letras de 6 a 30 de novembro, com 30 quadros de paisagens, a maioria da Austrália.  Ele usa fotos para se inspirar e também para amainar a saudade da terra natal, de onde está longe desde 1965. R. Mal. Deodoro, 525 – Centro. De segunda a sexta, das 8 às 16 h. Tel.: 3231 2854. Entrada gratuita.

Thomaz Perina

As formas e cores das obras do artista Thomaz Perina (1921-2009) podem ser conferidas na exposição "A Vanguarda por Thomaz Perina", no Museu de Arte Contemporânea de Campinas (Macc), até 19 de novembro. As três salas do museu foram ocupadas com 80 obras do premiado artista campineiro. Visitação: terça, quarta, sexta e sábado, 10h às 18h; quinta, 10h às 21h; domingos e feriados, 9h às 12h. Entrada gratuita. Av. Benjamin Constant, 1633 - Centro. Tel.: 3236 4716.

 

Lu Mourelle

Gratidão é o nome da exposição da campineira Lu Mourelle, que reflete uma celebração de contrastes, com foco principalmente em retratos e figuras com união estética. Diferentes influências são predominantes para o encontro de temas tão diversos como o design de personagens, quadrinhos, ilustrações e croquis. Até 31/10, na FNAC Campinas - Av. Guilherme Campos, 500, Tel,: 2101 2000

 

Cartazes Tipográficos

 9ª Mostra de Cartazes Tipográficos permanece durante todo o mês de novembro no Senac Campinas. A exposição reúne 18 estudos desenvolvidos por alunos da pós-graduação em Design Gráfico. A tipografia é a técnica de criação das fontes (símbolos alfabéticos, numéricos e de pontuação ou desenhos) utilizadas para os mais diversos fins no universo do design gráfico. De segunda a sexta-feira, das 8 às 21 horas, e aos sábados, das 8 às 14 horas. Visitação gratuita. Rua Sacramento, 490 - Centro

EVENTOS

 Reforma trabalhista

 O Senac Campinas realiza, em 08/11 das 19h30 às 21 horas, a palestra Mudanças nas Relações de Trabalho - como isso afeta você e sua carreira, com a psicóloga Suely Piaia Murtinho. Ela refletirá sobre as novas dinâmicas que surgem nesse cenário, abordando a reforma trabalhista, seus limites e novas perspectivas para os profissionais. Rua Sacramento, 490 – Centro. Participação gratuita.

 

Panorâmica com celular

 

O CIS-Guanabara promove a oficina “Panorâmica com celular”, ministrada pela artista plástica Olivia Niemeyer. Ela aborda a produção aleatória de fotografias, com registro de restos de construção, papéis e plásticos jogados na sarjeta, juntamente com a pesquisa no livro Ninfa Moderna. Essa experiencia será abordada dia 14/11, das 14 às 16h30. Inscrições gratuitas. Estação Guanabara - Rua Mário Siqueira, 829 - Estacionamento gratuito.

Virada Sustentável

A 1ª Virada Sustentável Campinas acontece nos dias 01,02 e 03 de dezembro, com eventos culturais na Estação Cultura, Parque Taquaral e Lago do Café. As inscrições para projetos ocorrem até 3 de novembro. A programação completa será disponibilizada no site: www.viradasustentavel.org.br

TEATRO

 ‘Normose’ no Sesi

 O espetáculo “Normose: O Pavoroso Mundo dos Seres Felizes”, reflete sobre o que é ser normal e quais os estereótipos que criamos a respeito do ser humano. A peça será apresentada no teatro do Sesi Campinas Amoreiras, nos dias 4, 17 e 24 de novembro, às 20h. A entrada é gratuita. Av. das Amoreiras, 450 (Entrada pela Rua Francisco de Assis Iglesias, s/n), Parque Itália – ao lado do Hospital Mário Gatti. Tel.: 3772 4100.

  Última edição  
  Edição 188 - 18/03/2024 - Clique para ler  
© 2024 - Jornal Alto Taquaral - CG Propaganda