Campinas, 18 de Abril de 2024
ESTAÇÃO CULTURA PROMOVE A INCLUSÃO CULTURAL DIA 30/09
18/09/2017
Aumentar fonte Diminuir fonte
 Atrações culturais, atividades de lazer, esportivas, food trucks e serviços estão na programação

No dia 30 de setembro, sábado, haverá o encerramento do Setembro Verde, Mês da Inclusão. Das 10h às 16h, diversas atrações culturais movimentarão a Estação Cultura, além de atividades de lazer, esportivas e food trucks. A Estação Cultura fica na Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n, Centro. Estacionamento gratuito com acesso pela Rua Francisco Teodoro, 1050, Vila Industrial.

O Setembro Verde é dedicado a ações que marcam a luta pela garantia dos direitos das pessoas com deficiência. Instituído no calendário oficial de Campinas pela Lei Municipal 15.177 de abril de 2016, o mês relaciona-se com o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro. A data marca a relevância da luta dessa parcela da população – segundo o Censo 2010, são mais de 45 milhões de pessoas no Brasil com algum tipo de deficiência – por cidadania e melhor qualidade de vida.

A secretária Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania, Eliane Jocelaine Pereira, ressalta que a promoção dessas atividades com a sociedade civil, especialmente no mês que marca a inclusão, faz parte do papel institucional da Prefeitura como promotora e indutora de políticas públicas. “Esperamos que esse evento possa trazer momentos de inclusão e principalmente de sensibilização da sociedade para a necessidade de respeitar as pessoas com deficiência”.

Eliane enfatiza que momentos como esse, integrados com atividades culturais e esportivas, fazem com que as pessoas sem deficiência percebam que incluir é aceitar a diferença, “é estar junto com as pessoas com deficiência, buscando promover a sua autonomia, extirpando o preconceito e as barreiras que as afastam de uma convivência saudável com a sociedade como um todo. A proposta deste evento é uma grande oportunidade da inclusão da pessoa com deficiência e promoção de uma cultura de paz dentro do nosso município”.

Instituições e organizações da sociedade civil participarão do evento para apresentar seu trabalho e envolver o público nas atividades. A Fundação Síndrome de Down, por exemplo, se apresentará com seu grupo de capoeira; já o Centro de Educação Especial Síndrome de Down encenará uma peça sobre o mercado de trabalho.

 A programação incluirá também jogos para desenvolvimento de competências, como a bocha, pela PUC-Campinas, por meio do Centro Interdisciplinar de Atenção à Pessoa com Deficiência (Ciadp). Outras atividades também estão previstas, como a dança inclusiva e a exposição de trabalhos manuais do Centro Educacional Integrado – CEI, apresentação de viola da Adacamp – Associação para o Desenvolvimento dos Autistas de Campinas, e exposição de pinturas do artista Kleber Araujo, da Tiquira Centro de Desenvolvimento Humano. A Pró Visão também participa do evento, com apresentação de canto e demonstração do funcionamento da impressão em braile.

Para conferir a programação completa, confira o site do evento: www.campinas.sp.gov.br/setembroverde.

Serviços

Quem participar do evento, poderá conhecer diversos serviços oferecidos pela Prefeitura. Entre eles está o Emprega Bem, plataforma direcionada para seleção de profissionais com deficiência. A equipe da Secretaria estará disponível para tirar dúvidas sobre a plataforma, tanto para empresas que desejam contratar, quanto para profissionais com deficiência que queiram se cadastrar para as vagas.

O Transforma Campinas, movimento que aproxima entidades e voluntários para construção de uma cidade mais solidária, também estará por lá para divulgar oportunidades de voluntariado na cidade. Atualmente, o portal do Transforma Campinas possui 3851 voluntários cadastrados, com 2984 vagas e 112 entidades participantes. No dia 30, os participantes do evento poderão conhecer de perto como funciona o programa e o que é preciso para também somar esforços com os voluntários do programa.

Programação 

Encerramento do Setembro Verde

Data: 30 de setembro

Horário: 10h às 16h

Local: Estação Cultura “Prefeito Antonio da Costa Santos” - Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n, Centro. Campinas.

Estacionamento gratuito com acesso pela Rua Francisco Teodoro, 1050, Vila Industrial.

 

Entidades participantes

Fundação Síndrome de Down

Grupo Capoeira
Centro Interdisciplinar de Atenção à Pessoa com Deficiência – CIAPD/PUC

Apresentação de jogos para desenvolvimento de competências

Bocha
Centro Educacional Integrado - CEI

Exposição de Trabalhos Manuais

Dança inclusiva
Centro de Educação Especial Síndrome de Down - CEESD

Apresentação de uma encenação sobre mercado de trabalho
Adacamp

Oficinas: Brincadeiras e Artes

Violeiro: Toca e Canta
Casa da Criança Paralítica

Grupo de Dança
Pró Visão

Canto

Apresentação da Impressão em Braille
Tiquira Centro de Desenvolvimento Humano

Exposição do Artista Kleber Araujo
Instituto SER

Grupo Musical/Teatral

Projeto Lia
Mano Down
Pestalozzi
Instituto Braille
Cegos Trabalhadores

Capoeira/Taekwondo/Teatro
Grupo Humaniza

Danças
KB2 Olhos que Guiam
Pernas de Aluguel
Fabriquinha de Brinquedos
André Checchia

Banda

 

  Última edição  
  Edição 188 - 18/03/2024 - Clique para ler  
© 2024 - Jornal Alto Taquaral - CG Propaganda