Campinas, 19 de Abril de 2024
TEM VACINAÇÃO GRATUITA CONTRA A RAIVA NA REGIÃO
26/08/2017
Notícia publicada na edição n.112 do Jornal Alto Taquaral
Aumentar fonte Diminuir fonte
A campanha de vacinação contra raiva em animais domésticos será realizada na região Leste (que abrange os bairros Taquaral, Mansões Santo Antonio, Santa Cândida e arredores) nos dias 30 de setembro e 1º de outubro.

A vacinação é gratuita e deve ser aplicada anualmente em cães e gatos a partir de três meses de idade. De acordo com a médica veterinária Tosca de Lucca, coordenadora da Unidade de Vigilância em Zoonoses, a preocupação é com a transmissão da raiva por meio de morcegos. “Todos os anos Campinas registra casos de morcegos infectados na área urbana. Estes animais se alimentam de frutos e insetos, mas podem transmitir o vírus a animais e ao ser humano”.

No distrito de Barão Geraldo foram encontrados seis morcegos com o vírus da raiva, em agosto, em diferentes pontos: na Unicamp, Cidade Universitária II, Jardim Aruã e no bairro Village.

Em Campinas, o último caso da doença em humanos aconteceu em 1981. Agentes de saúde alertam para não tocar em morcegos com comportamento estranho, como voar durante o dia, ficar pendurado em locais com a incidência direta de luz solar ou caídos no chão. Deve-se afastar crianças e animais da área e acionar a Zoonoses pelo telefone (19) 3245-1219, de segunda a sextafeira, das 8h às 17h. Fora destes horários, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199, que funciona 24 horas. 

Foto: Divulgação PMC/L.Granzotto

  Última edição  
  Edição 188 - 18/03/2024 - Clique para ler  
© 2024 - Jornal Alto Taquaral - CG Propaganda