Campinas, 20 de Abril de 2024
BLOQUETES SUBSTITUEM SAIBRO EM TRECHO INTERNO DO TAQUARAL
26/08/2017
Notícia publicada na edição n.112 do Jornal Alto Taquaral
Aumentar fonte Diminuir fonte

A troca do piso de saibro da pista interna de caminhada da Lagoa do Taquaral por bloquetes intertravados continua gerando polêmica entre frequentadores do parque e a Prefeitura. A instalação do piso está sendo feita, em princípio, no trecho que vai da área dos pedalinhos até a Caravela - cerca de 400 metros – e “o restante será avaliado posteriormente”, informou a Secretaria de Serviços Públicos, responsável pela obra.

O uso de bloquetes - blocos pré-moldados de concreto – foi uma opção imposta pela Prefeitura sob o argumento de “evitar novo assoreamento da lagoa e oferecer mais conforto e segurança de mobilidade aos visitantes do parque”. Usuários e especialistas em esportes, entretanto, questionam a medida. O trecho que está recebendo a pavimentação “é justamente onde é mais inclinado e a areia solta é levada para a lagoa”, informa nota da Secretaria de Serviços Públicos.

O argumento é que, para manter o nivelamento da pista de terra, é necessário um trabalho constante com saibro - areia grossa e pedriscos – e esse material é levado pela água da chuva e pelo vento ao fundo da lagoa, provocando o assoreamento. A ideia vem sendo discutida desde agosto de 2014, quando o secretário Ernesto Paulela anunciou a intenção de mudar o pavimento da pista de caminhada.

 Na época, o médico ortopedista William Dias Belangero - responsável e Coordenador dos Grupos de Ortopedia Pediátrica, de Traumatologia do Aparelho Locomotor e do Laboratório de Biomateriais em Ortopedia da Unicamp - disse que seria um erro muito grande da Prefeitura colocar bloquetes naquela pista. “Não sei quem teve a idéia, mas com certeza trará muito mais problemas de contusões aos usuários, mesmo de tênis com amortecedores. Creio que deva ter sido pensada no sentido de facilitar a manutenção da pista que, com saibro, é um pouco mais trabalhosa. E mesmo não sendo especialista em meio ambiente, não acredito que a pista de saibro contribui para assorear a Lagoa”.

Em agosto de 2014, logo depois de assumir o cargo de Secretário de Esportes e Lazer, o médico Dario Saad foi questionado sobre a proposta que já era discutida na Prefeitura. Ele declarou que ninguém da pasta havia sido consultado para dar parecer sobre a mudança. E salientou: “vamos levar uma reivindicação ao prefeito para que seja revista a proposta de troca por bloquetes. Ninguém da área esportiva e mesmo da medicina creio que aprovaria um piso deste tipo para uma pista de caminhas e corridas. O saibro é muito mais adequado, principalmente porque reduz o impacto”.

O Parque Portugal, mais conhecido como Lagoa do Taquaral, é uma das mais importantes áreas de lazer da cidade, com espaços esportivos, recreativos e culturais. Recebe uma média de 20 mil visitantes durante a semana, e, aos finais de semana e feriados, 50 mil pessoas.


Obra contestada de instalação dos bloqueste vai da Caravela até o porto dos Pedalinhos

  Última edição  
  Edição 188 - 18/03/2024 - Clique para ler  
© 2024 - Jornal Alto Taquaral - CG Propaganda