Campinas, 29 de Março de 2024
CENTROS DE SAÚDE TEM VACINAÇÃO PARA HEPATITE, GRIPE E HPV
01/07/2017
Notícia publicada na edição n.110 do Jornal Alto Taquaral
Aumentar fonte Diminuir fonte

A Secretaria Estadual de Saúde ampliou a vacinação contra Hepatite B e tanto homens quanto mulheres de qualquer faixa etária poderão receber a dose em todos os Centros de Saúde de Campinas. A vacina é a medida de prevenção mais eficaz contra a doença. Para ter a proteção garantida são necessárias três doses: a segunda deve ser aplicada 30 dias após a primeira e a terceira dose, seis meses depois da primeira.

 As hepatites são doenças que atacam o fígado. A hepatite B é uma doença sexualmente transmissível, causada por um vírus, mas que também pode ser transmitido pelo contato com sangue e por materiais cortantes contaminados, como alicates de unha, agulhas, materiais cirúrgicos e odontológicos e materiais utilizados para colocações de piercings ou realização de tatuagem

 A Hepatite B, na maioria das vezes, não apresenta sintomas. A doença, se não tratada, pode evoluir para cirrose ou câncer no fígado. Por isso, é importante o diagnóstico precoce da doença, que pode ser feito com um exame de sangue, disponível em qualquer Unidade Básica de Saúde.

 GRIPE

 Prorrogada até 7 de julho

A vacinação contra a gripe foi prorrogada até 7 de julho em todo o Estado de São Paulo. Em Campinas, as vacinas estão disponíveis em todos os Centros de Saúde e para toda a população, sem restrições. A vacina aplicada em 2017 protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B e evita as complicações causadas pela gripe e doenças graves, como pneumonia.

 A cidade conseguiu abranger apenas 80,7% de cobertura vacinal dos grupos prioritários e crônicos com a campanha iniciada em 17 de abril. A gripe, ou influenza, é uma infecção causada por vírus, que afeta o sistema respiratório, mais precisamente nariz, garganta e brônquios. O contágio ocorre de forma direta através das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar.

 HPV

 Ampliada para os meninos

O Ministério da Saúde ampliou a vacinação contra o HPV para os meninos com idade entre 11 e 14 anos. As doses são gratuitas em todos os Centros de Saúde de Campinas. A vacinação nas meninas de 9 a 14 anos continua normalmente. A vacina é injetável e aplicada em duas doses. A segunda deve ser recebida seis meses depois da primeira. Para ser vacinado, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação. A estratégia tem como objetivo proteger contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV.

 

 

 

 

  Última edição  
  Edição 188 - 18/03/2024 - Clique para ler  
© 2024 - Jornal Alto Taquaral - CG Propaganda