Campinas, 29 de Março de 2024
AUMENTA A PROCURA POR JOVENS APRENDIZES
26/05/2017
Notícia publicada na edição n.109 do Jornal Alto Taquaral
Aumentar fonte Diminuir fonte

A busca por aprendizes subiu 12% no país no primeiro bimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado e tem se mostrado uma alternativa contra o desemprego para jovens que querem entrar no mercado de trabalho, mas não tem experiência. A informação é do Espro – Ensino Social Profissionalizante - uma organização sem fins lucrativos com sede no bairro Vila Itapura, que se dedica à capacitação e inserção no mercado de trabalho de jovens a partir de 14 anos, em situação de vulnerabilidade social. Jovens da região integram o programa. 

Embora a taxa de desemprego entre os jovens tenha aumentado para 39,7% no quarto trimestre de 2016, segundo dados do IBGE, o programa de socioaprendizagem tem proporcionado um cenário diferente em relação à empregabilidade de jovens. Segundo a coordenação do Espro, as empresas têm aberto oportunidades como forma de contribuir na formação da mão de obra jovem, mas também para garantir segurança jurídica ao adotar o Programa Jovem Aprendiz.

OPORTUNIDADE

A adolescente Thalia Mata, de 16 anos, mora há seis meses em uma casa de acolhimento institucional para mães adolescentes no Taquaral e tem um filho de 18 meses. Ela começou o curso profissionalizante em março, teve uma oportunidade na Elektro (onde faz controle de documentação) e à noite faz supletivo para concluir o Ensino Médio. “Minha responsabilidade aumentou, mas tenho meu dinheiro, estou aprendendo e espero aproveitar essa porta que se abriu para futuramente poder sustentar meu filho”, diz. Ela conta que o curso dá a formação técnica, mas também ensina coisas básicas como comportamento e respeito.

Depois de ouvir negativas durante entrevistas de emprego por quatro meses, Pricilla Kellen - moradora do Jardim Santana - (foto destaque) estava desanimada. “Nas entrevistas ia tudo muito bem, até falar que tinha um filho de dois anos. Não imaginava que havia esse preconceito”, conta. Com o Ensino Médio finalizado, ela já havia trabalhado como recepcionista e tentou retornar ao mercado após a licença maternidade, sem sucesso. Se inscreveu no Programa Jovem Aprendiz, que aceita jovens com até 24 anos, e desde março faz o curso e estágio na Toyota Empilhadeiras, onde tem expectativa de ser efetivada.

O ESPRO tem matriz em SP e oito filiais de atendimento, inclusive Campinas,(foto) atendendo cerca de 23 mil jovens por ano em 1.800 empresas parceiras.  www.espro.org.br.

  Última edição  
  Edição 188 - 18/03/2024 - Clique para ler  
© 2024 - Jornal Alto Taquaral - CG Propaganda