Campinas, 25 de Abril de 2024
ARTISTA NENECO MARTINS ESTÁ NO BAIRRO
27/03/2017
Notícia publicada na edição n.107 do Jornal Alto Taquaral
Aumentar fonte Diminuir fonte
 DESCOBRIMOS O ATELIÊ DO ARTISTA IRREVERENTE

A fachada da casa da Rua João Vedovello nº 175, no bairro Santa Cândida, começou a ficar mais colorida e cheia de adereços nos últimos meses. Quem costuma passar por ela, no acesso para PUC e Unicamp, foi percebendo a divertida mudança até o espaço se tornar um ateliê. Quem tiver curiosidade para visitar, ficará surpreso: ali mora e trabalha o artista plástico Neneco Martins. Pode chegar e entrar, que será bem-vindo e vai gostar!

Com uma linguagem visual própria, marcada pelo humor e muita cor, ele trabalha criativamente com uma matéria prima diferenciada: o lixo. Abusa da imaginação ao transformar em arte todo tipo de material descartado que encontra ou recebe: garrafas pet e galões de água viram bonecos, pranchas de surf quebradas são transformadas em esculturas, antenas parabólicas ganham vida como quadros, latas de leite em pó são cortadas e transformadas em máscaras africanas, e por aí vai.

 EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL

 Para quem nunca ouviu falar do artista, Neneco veio do teatro paulista, onde foi diretor de cena e trabalhou com adereços, figurinos e cenários. Ganhou projeção em montagens com diretores reconhecidos como Naum Alves de Souza, Antonio Abujamra, Sérgio Mamberti e Antunes Filho. Uma das máscaras criadas por ele foi parar até no filme Purple Rain, estrelado por Prince. Com essa bagagem e depois de criar projetos ligados à arte nos Estados Unidos, Holanda, Alemanha e Itália, decidiu ir morar no sertão de Camburi, na costa sul de São Sebastião (SP).

 ARTE SOCIAL

 Ficou 20 anos na região, onde ampliou o papel da arte, fazendo dela um trabalho social. Transformou seu ateliê em uma miniescola de artes para crianças e adolescentes. Atuou de forma intensa “para educar as pessoas a olharem com mais cuidado para seus lixos” e as peças artesanais que saíram deste trabalho foram expostas em vários shoppings do litoral paulista. Mas as enchentes constantes da região fizeram com ele fosse resgatado pelo irmão, que é de Campinas.

Neneco aplica papier maché em garrafas pets para criar coloridos bonecos

 META É MELHORAR O ENTORNO

 Nesse novo espaço, Neneco pretende ‘colorir e alegrar’ a região. Seu trabalho é diferenciado pela matéria-prima, mas também pelo estilo divertido das peças que cria. A maior parte de seu trabalho é feito sob encomenda, a partir de materiais descartados. “Quero melhorar meu entorno tornando as pessoas mais alegres e as cores tem uma influência grande nisso. Sinto falta de ver arte exposta nas casas das pessoas”, comenta. Ele quer que seu ateliê seja um espaço de convivência, onde as pessoas se sintam à vontade para conhecer, trazer ideias e se relacionarem com a arte”. Contato com o artista pode ser feito pelo telefone (19) 997442015

  Última edição  
  Edição 188 - 18/03/2024 - Clique para ler  
© 2024 - Jornal Alto Taquaral - CG Propaganda