Campinas, 28 de Março de 2024
PARA QUEM É A CIDADE? - José Furtado - 26.11.2016
25/11/2016
Notícia publicada na edição n.103 do Jornal Alto Taquaral
Aumentar fonte Diminuir fonte

José Furtado
Coordenador do Campinas Que Queremos - josefurtado@campinasquequeremos.org.br

Esta é uma pergunta que se faz mundo afora. O questionamento nos coloca de frente com a realidade do inchaço das cidades que está intrinsecamente ligado com a qualidade de vida que cada um de nós sonha em ter e usufruir. Entretanto, e aqui fica um convite para o leitor refletir: estamos, de fato, vivendo bem na(s) cidade(s)?

Independente do que cada um responda, uma coisa é certa, sempre podemos melhorar e no caso, me parece ser não apenas um simples desejo mas uma necessidade, pois o que transparece do dia a dia da cidade é que está cada vez mais violento, mais corrido, mais problemático e menos desfrutável. Podemos associar esta situação ao inchaço que, infelizmente, é uma variável sobre a qual não temos o menor controle. Não espanta que 7 em 10 paulistanos queiram se mudar da cidade.

Não conheço pesquisa semelhante para Campinas mas, guardadas as proporções, certamente um bom número de moradores trocaria de cidade. Seja por causa do trânsito, ou da violência, ou pela falta de opções de lazer. E porque não o fazem? Porque certamente há aspectos positivos em morar em Campinas que superam este “desejo” de fugir. E aqui fica mais um convite à reflexão do leitor: Se há aspectos negativos, porque não enfrentá-los de forma que sejam eliminados ou que tenham seu efeito reduzido, e possamos fazer a Campinas que queremos?

Esse cara pirou! Imagina! E assim chegamos ao ponto que nos tem limitado: Nossa reconhecida cultura do comodismo (não adianta… deixa pra lá…), associada ao desconhecimento das leis e dos nossos direitos e deveres. Com certeza a Participação Social não é uma de nossas melhores qualidades, enquanto brasileiros.

Dispomos de um arcabouço legal digno de primeiro mundo que assegura ao cidadão o Acesso à Informação pública, que obriga o prefeito a publicar os gastos executados diariamente, que dá suporte à participação de todos os cidadãos na elaboração de leis, entre outras. Com certeza não é tarefa fácil fazer valer estes Diretos do Cidadão, mas uma boa notícia é que já tem gente fazendo isso e VOCÊ pode se juntar a eles, apoiá-los de forma que juntos façamos uma Cidade melhor.

Os meios digitais podem ajudar nesta tarefa trazendo informação atual e confiável e levando sua opinião ao conhecimento dos demais. Quer participar desta mudança? Que tal dedicar 1 hora por semana para fazer sua cidade melhor? Começe pelo facebook: /campinasqqueremos/minhacampinas, /resgatecambui.

Entre em contato por e-mail. Venha a reuniões, PARTICIPE!.

  Última edição  
  Edição 188 - 18/03/2024 - Clique para ler  
© 2024 - Jornal Alto Taquaral - CG Propaganda