Campinas, 06 de Maio de 2024
QUESTÕES DE SAÚDE NA REGIÃO
28/10/2016
Notícia publicada na edição n.102 do Jornal Alto Taquaral
Aumentar fonte Diminuir fonte

SAUDE NA REGIÃO 

Eleição no Taqaural e morcego no Santana

A eleição para o Conselho Local de Saúde do Taquaral será realizada no dia 7 de novembro, entre 9h e 11 h no Centro de Saúde localizado na Rua Henrique Schroeder 300. “Um conselho forte e atuante consegue muitas melhorias no atendimento de saúde local”, lembra a coordenadora Silvia Maria Anselmo.

Ela expllica que a Lei que rege a Saúde no Brasil prevê a participação do usuário na definição das políticas e prioridades locais e esse é um direito pouco exercido. “As pessoas normalmente fazem reclamações ou sugestões individuais, mas o interesse em exercer esse direito coletivamente ainda é baixo”, lamenta.

Quem tiver interesse em participar da eleição como candidato precisa apenas chegar um pouco antes do início da votação e apresentar seu nome na ficha de votação.  Pode participar qualquer morador nos cerca de 60 bairros atendidos pela unidade (CS Taquaral), desde que não seja funcionário público da Secretaria de Saúde, comissionado ou fornecedor da Prefeitura. O mandato é de dois anos e os conselheiros ajudam a definir orçamentos, horários de atendimento, prioridades e resolver problemas. As reuniões ordinárias são mensais e os conselheiros atuam voluntariamente (não tem salário). O telefone do CS Cônego Milton Santana (Taquaral) é 3254 9485.  

Problemas pós-reforma

O centro de Saúde Taquaral passou um ano em reforma e foi reinaugurado no final de julho. Entretanto, a unidade ainda enfrenta alguns problemas. O telhado reformado já apresentou algumas goteiras, as fechaduras estão travando mas o mais grave foi o rompimento de uma tubulação de água externa, que provocou a suspensão das consultas agendadas no dia 11/10.  

Morcego com raiva

Um morcego infectado com o vírus da raiva e encontrado morto em uma casa do Jardim Santana provocou uma ação preventiva que abrangeu cerca de 2.500 imóveis do bairro. A movimentação, que envolveu 30 agentes de saúde, começou no dia 21/10 e durou uma semana.

Além de orientar a população, as equipes verificaram o índice de vacinação dos animais domésticos (cães e gatos). O gato da residência onde o morcego foi encontrado foi mantido em observação.

A raiva é uma doença letal em 100% dos casos, inclusive nos humanos, por isso a vacina anual em cães e gatos é recomendada. Em Campinas, o último caso da doença em humanos aconteceu em 1981, mas os casos de raiva em animais têm ocorrido com frequência. Só em 2016, até a primeira quinzena de outubro, foram confirmados dez casos da doença em morcegos na cidade.

Em 2015, Campinas registrou um caso de raiva canina, 33 anos após o último registro em animais desta espécie. Neste mesmo ano, seis morcegos e um herbívoro foram diagnosticados com a doença.

E em 2014, depois de 15 anos, foi registrado um caso de raiva felina. As ações no Jardim Santana foram coordenadas pelas equipes do Centro de Saúde São Quirino e da Vigilância em Saúde (Visa) Leste.

  Última edição  
  Edição 188 - 18/03/2024 - Clique para ler  
© 2024 - Jornal Alto Taquaral - CG Propaganda