Campinas, 27 de Abril de 2024
CONTINUAM AS DÚVIDAS SOBRE A GESTÃO DO CIATEC
30/07/2016
Notícia publicada na edição n.99 do Jornal Alto Taquaral
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‘Caixa Preta’ 

A Ciatec - Companhia de Desenvolvimento do Polo de Alta Tecnologia de Campinas – continua com uma gestão que deixa dúvidas quanto à clareza de seus procedimentos. Um grupo de representantes das empresas incubadas no local se reuniu no dia 15 de julho para discutir questões internas como o aumento do aluguel, a falta de recibo dos pagamentos e a ausência de infraestrutura do espaço. Eles querem uma reunião com os diretores para que esses esclarecimentos sejam prestados de maneira coletiva e não individualmente como vem ocorrendo.

Por outro lado, as respostas aos questionamentos feitos em requerimento pelo vereador Carlão do PT foram entregues com informações incompletas. “Vamos exigir as respostas que precisamos para cumprir o papel de fiscalizar o Executivo. Nossa preocupação é saber a verdade da gestão na CIATEC. Esse governo (prefeito Jonas Donizette) não tem respondido as perguntas de vários requerimentos, o que demonstra o quanto essa gestão é pouco democrática e há uma maioria governista na Câmara Municipal que se nega a fiscalizar as ações do prefeito”, comentou. 

O vereador ressalta que o propósito da Ciatec é relevante “no apoio às micro e pequenas empresas de tecnologia, mas na questão transparência o órgão pode e deve melhorar”. O diretor da Ciatec, Celso Penteado de Barros, explicou que a empresa não possui recursos próprios, por isso recebe repasses (em menos de dois anos foram R$ 6,3 milhões). E justifica que o aumento de capital “é necessário à reestruturação do modelo de Governança da Ciatec, para saldar compromissos financeiros e para o desenvolvimento de novos projetos e ações da Companhia, em especial a consolidação dos Polos I e II de Alta Tecnologia”. Mas não apresentou detalhes desses planos.

Os incubados, entretanto, questionam a infraestrutura oferecida, que não alcança requisitos mínimos como a internet liberada (wi-fi) no prédio. Os pagamentos de aluguel, segundo eles, não são acompanhados nem de boleto e nem de recibo de pagamento ou nota fiscal para comprovar a quitação. Sobre os contratos firmados em 2015, a empresa apresentou apenas dois: o da empresa Vigalerta (2 auxiliares de limpeza) no valor mensal de R$5.660, e o serviço de auditoria prestado pela Assessora Assessores e Editores R/S, no valor de R$ 24.300 em 8 parcelas.

Os cargos e salários questionados pelo vereador retornaram sem os nomes dos ocupantes dos cargos e ocultando a remuneração do -presidente. Eles revelam apenas um cargo de Diretor com salário de R$ 10.328,40, de Coordenador Financeiro (R$ 6.842,90), Engenheiro Civil (R$ 6.664,10), Secretária da Presidência (R$6.349,90) e Assistente Adm. Financeiro (R$ 3.250,20). A Ciatec fica na Rua Lauro Vanucci 1020, no bairro Santa Cândida. 

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