Campinas, 18 de Setembro de 2014
SINDILAV FAZ CURSOS GRATUÍTOS
14/06/2012
Aumentar fonte Diminuir fonte

‘Prevenção e Combate a Incêndios’ e ‘Segurança e Saúde no Trabalho’ para lavanderias são temas de cursos gratuitos no dia 25 de junho. Extensivo a todas as lavanderias da base territorial do Sindilav – Sindicato Intermunicipal de Lavanderias do Estado de São Paulo – os cursos são práticos e apostilados.

O Sindilav – Sindicato Intermunicipal de Lavanderias do Estado de São Paulo – acaba de ampliar sua base territorial para 511 municípios paulistas, atuando em quase todo o Estado de São Paulo. O Sindilav, que anteriormente oferecia seus cursos em sua sede, na capital paulista, pela primeira vez ministrará dois deles em Campinas, no interior de São Paulo, no dia 25 de junho. “A intenção é atrair lavanderias de toda a região de Campinas, de maneira a conscientizar os profissionais sobre a importância da capacitação em relação à prevenção e combate a incêndios e também à segurança e saúde no trabalho, assuntos de suma importância nas lavanderias”, explica Jos& eacute; Carlos Larocca, presidente do Sindilav.

Prevenção e Combate a Incêndios - A lei nº 6514, de 1977, e a Portaria nº 3214, de 1978, determinam que todas as empresas precisam ter pessoas qualificadas para agirem em caso incêndios, com o intuito de usar corretamente os equipamentos disponíveis no combate inicial ao fogo.

Marco Antônio Oliveira, Técnico em Segurança do Trabalho, será o palestrante e abordará temas como formação do fogo, materiais combustíveis, tipos de extintores e utilização dos mesmos, métodos de prevenção e procedimentos no incêndio. “As lavanderias possuem equipamentos propícios a incêndios se não forem usados corretamente, como caldeiras e ferros de passar. Fora isso, todo imóvel oferece risco de acidentes e fogo, por isso é necessário preveni-los e saber agir caso eles não sejam evitados a tempo”, diz.

O curso acontecerá das 9h00 às 12h00 no Centro Empresarial Conceição: Rua Conceição, 223 – Centro – Campinas. Será fornecido material didático. Vagas limitadas ao espaço físico disponível. Inscrições pelo telefax: (11) 3078-8466 ou e-mail: sindilav@sindilav.com.br. Almoço e estacionamento por conta do participante.

Segurança e Saúde no Trabalho - O setor de lavanderias envolve uma série de ramos: hospitalar, doméstico, EPI´s (equipamentos de proteção individual), jeans, decoração e hotéis e restaurantes. Em todos eles, é necessário que o profissional lide com equipamentos que, caso haja descuido, falta de manutenção ou mesmo despreparo, podem causar acidentes. É o caso de caldeiras, ferros e máquinas de passadoria e máquinas de lavar de grande porte, por exemplo. Além deles, produtos químicos utilizados na limpeza podem levar a intoxicações e queimaduras nas mucosas. Já as lavanderias hospitalares têm um elemento bastante preocupante: a contaminação do funcionário de lavanderia por material hospitalar.

É necessário, portanto, que haja preparo dos trabalhadores para que os problemas relacionados aos acidentes de trabalho sejam minimizados. Conforme conta Marco Antônio de Oliveira, especialista em segurança no trabalho da empresa RCS Saúde do Trabalhador, problemas ligados à operação de máquinas, queimaduras de pele com óleo e água quente, contato de produtos químicos com os olhos e comprometimento das articulações por movimentos repetitivos estão entre os principais problemas de saúde do trabalhador de lavanderia.

“Como sabemos que a maioria dos problemas e acidentes podem ser evitados com a prevenção, incluímos na agenda de cursos do Sindilav o curso ‘Obrigações das Lavanderias quanto à Segurança e Saúde no Trabalho’, com a finalidade de alertar o setor sobre sua responsabilidade”, informa Larocca, presidente do Sindilav.

Marco Antônio de Oliveira, da RCS, informa que, inclusive, existem normas técnicas oficiais e legislação que precisam ser observadas e seguidas para que as empresas evitem multas, no caso de fiscalização. “O curso pretende abordar não só a questão da lei, mas maneiras de as lavanderias promoverem melhoria nas condições e métodos de trabalho, adequação da carga horária de trabalho e manutenção de equipamentos, fatores que, acreditamos, sejam imprescindíveis para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais”, comenta.

O curso acontecerá das 14h00 às 17h00 no Centro Empresarial Conceição: Rua Conceição, 223 – Centro – Campinas. Será fornecido material didático. Vagas limitadas ao espaço físico disponível. Inscrições pelo telefax: (11) 3078-8466 ou e-mail: sindilav@sindilav.com.br. Almoço e estacionamento por conta do participante.

Conheça o Sindilav

O Sindilav foi fundado em 1941, em São Paulo. Representa mais de 3.600 lavanderias em 511 municípios do Estado de São Paulo. Nas últimas gestões, o Sindilav assumiu uma postura mais ativa e empresarial, adequada aos tempos globalizados. Tendo como foco os empresários do segmento de lavanderia, atua para contribuir para a redução de custos administrativos desses estabelecimentos, além do aperfeiçoamento profissional dos funcionários e atualização tecnológica da operação. É filiado à Federação do Comércio do Estado de São Paulo – Fecomércio/SP.

Como todo sindicato patronal, sua atividade está voltada para os macrorrelacionamentos, que envolvem o segmento como um todo, as autoridades legalmente constituídas e, especialmente, o público consumidor. Nesse sentido, na área do governo federal, mantém constante envolvimento com o Ministério do Trabalho e Emprego – TEM (por meio de seu órgão regional, a Superintendência Regional do Trabalho em São Paulo - SRT/SP, objetivando a implementação de normas relativas às questões de saúde ocupacional e segurança do trabalho.

O Sindicato oferece aos associados assessoria jurídica trabalhista e cível, convênio com o Sesc do Brasil – para usufruir de programas educativos, culturais de lazer e esportes - e promove palestras gratuitas nas áreas técnica e trabalhista. Permite ainda que o associado tenha poder de voto em Assembleias Gerais que decidem importantes questões – em geral, solução de problemas e criação de novos meios de expansão e melhora da atividade de lavanderia.

  Última edição  
  Edição 76 - 28/08/2014 - Clique para ler  
© 2014 - Jornal Alto Taquaral - CG Propaganda